07/08/2018 - 19:42:59

Projeto estabelece treinamento de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos

03

Evitar mortes por engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. Este é o propósito do Projeto de Lei de autoria do deputado Oliveira Santos (PRB), aprovado na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar de julho, realizada na manhã desta terça-feira (07), no plenário provisório da Assembleia Legislativa, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço.

O projeto estabelece que hospital e maternidades do Amapá ofereçam aos pais ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. "Estes casos geram grande preocupação para pais e responsáveis, sendo grande parte dos atendimentos de emergência e urgência", justifica o autor do projeto, que segue para sanção do Governo do Estado.

01De acordo com o deputado Oliveira Santos, saber como proceder em caso de um engasgamento, como ter por perto ou na memória do telefone os números de unidades de emergência, como do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Corpo de Bombeiros, procedimentos simples, como colocar o bebê na posição correta ao dormir, podem evitar a morte súbita.

Segundo especialistas, até um ano de vida, a criança não possui total controle sobre seus processos corporais, incluindo o ato de comer. "Por isso, é importante saber como prestar os primeiros socorros a recém-nascidos. Essas manobras podem evitar a morte por asfixia ou também a passagem de alimento para o sistema respiratório, que provoca infecções graves", comenta o parlamentar, que buscou orientações de especialistas sobre os casos.

No projeto, hospitais e maternidades poderão firmar parceria com o Corpo de Bombeiros ou Samu para oferecer o treinamento de primeiros socorros aos pais ou responsáveis. A asfixia é a primeira causa de morte entre os acidentes de crianças de até um ano no Brasil. Causada pela insuficiência de oxigenação no organismo, ela pode ser consequência de vários fatores, sendo o principal deles a obstrução mecânica de vias aéreas (quando o bebê se engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos).

"São informações básicas, de fácil acesso a muitos, mas não para todos. Com esta Lei, queremos que todos possam se beneficiar destas informações vitais, evitando a morte de inocentes e tragédias que abalam para sempre o seio familiar", finaliza Oliveira Santos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM


Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS