Por Gabinete Deputada Cristina Almeida
31/10/2018 - 15:46:06

Cristina Almeida avalia resultado das eleições 2018 e renova compromisso parlamentar

06

A deputada estadual Cristina Almeida (PSB) fez um balanço do processo eleitoral de 2018 na sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa, tanto em nível nacional quanto estadual, e avaliou como positivo o saldo obtido ao término do pleito, apesar das derrotas de João Capiberibe, líder do seu partido, diante de Waldez Góes (PDT); e de Fernando Haddad (PT) para Jair Bolsonaro (PSL).

Apesar da atmosfera de tensão que tomou conta do país em face da disputa majoritária para a presidência e polarizada entre PT e PSL, a parlamentar entende que a sociedade brasileira passou pelo ?teste de fogo? num esforço de diversos setores da sociedade que optaram por lutar pela manutenção da democracia.

Cristina parabenizou João Alberto Capiberibe pelo brilhante desempenho nas eleições para o Governo do Estado e também agradeceu aos pares de assembleia e demais lideranças políticas que se alinharam ao lado do PSB no segundo turno de uma das mais acirradas disputas eleitorais desde a criação do estado, em 1988, e que colocou frente a frente dois projetos antagônicos de governo que dividiram a preferência do eleitorado.

Para ela, Capiberibe foi quem apresentou o melhor projeto político para o desenvolvimento econômico com justiça social e que o consagrou como um dos maiores líderes políticos do país e a personalidade mais expressiva do Amapá, tendo ao seu lado uma militância aguerrida e apaixonada. "Lamentável, no entanto, que algumas lideranças políticas do estado não tenham tido a sensibilidade de abraçar uma causa que não tinha outro objetivo senão promover o desenvolvimento econômico do estado, reduzir as injustiças sociais e criar melhores condições de vida para todos os segmentos da população", salientou.

Cristina também saudou os colegas parlamentares que renovaram seus mandatos e os novas que se elegeram no pleito deste ano, evidenciando que, mesmo com todos os obstáculos, foi possível melhorar a representatividade feminina em todo o país. "Nós, mulheres no Amapá, estamos de parabéns, pois conseguimos manter a representação de oito parlamentares nesta Casa. Em nível de Brasil, conseguimos eleger a deputada Fátima Bezerra (PT) para o governo do Rio Grande do Norte, a exemplo do que ocorreu em 2014, quando elegemos Suely Campos governadora de Roraima pelo Partido Progressista (PP). Na Câmara Federal, o número aumentou de 57 para 77 mulheres deputadas federais, perfazendo um total de 51% de mulheres a mais no parlamento federal e 35% de mulheres conseguiram se eleger para as cadeiras nas Assembleias Legislativas Estaduais em relação ao pleito de 2014", concluiu.

Em 2019, a deputada inicia sua terceira legislatura consecutiva, sempre colocando seu mandato a serviço dos interesses do povo do Amapá e buscando melhorias para todos os setores da sociedade, denunciando as injustiças, arbitrariedades e travando uma batalha incessante por um futuro melhor para todos os amapaenses, de modo muito particular o combate à violência contra a mulher e os crimes de feminicídio cujo episódio mais recente foi o assassinato da jovem Tiely Alves, de 25 anos, ocorrido em Santana. Ao final de seu pronunciamento, Cristina Almeida renovou seu compromisso parlamentar. "Mais uma vez respondo presente e não fugirei às minhas responsabilidades. Digo com a voz firme e em alto e bom som: "Povo do Amapá, eis-me aqui. Serei sempre defensora dos seus interesses, conte comigo, estaremos sempre juntos. Muito obrigada", concluiu.


Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS