Por Everlando Mathias
06/11/2018 - 16:44:35 - atualizado em 06/11/2018 às 16:47:44

Coordenadora da Pastoral da Criança discursa na Alap sobre os 30 anos da entidade

12

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) foi o ponto de partida da programação dos 30 anos de atividades da Pastoral da Criança no Estado. A coordenara estadual, Lea Lobato, acompanhada de vários líderes, ocupou, a convite da deputada Edna Auzier (PSD), a tribuna da Casa durante a sessão ordinária desta terça-feira (6).

Ela apresentou aos parlamentares o trabalho desenvolvido pela entidade, fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 12 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

No Brasil, a entidade está em 3.519 municípios, atendendo 938.816,300 crianças de 0 e 6 anos de 782.332.900 famílias. A pastoral no Amapá está presente em todos os municípios, são 345 líderes voluntários atendendo 5.934 crianças. "Os líderes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde, e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização", explica Lea Lobato.

Vários parlamentares se manifestaram com palavras de apoio à pastoral no Amapá. "Esse trabalho é fundamental para a sociedade", destacou o deputado Oliveira Santos (PRB), colocando-se à disposição da entidade, e adiantou que esteve conversando com o senador eleito Lucas Barreto (PTB) e a deputada federal Aline Gurgel (PRB) sobre as dificuldades da pastoral no estado. Também fizeram uso da palavra os deputados Jaci Amanajás (MDB), Ericláudio Alencar (PDT) e Charles Marques (DC).

Em Macapá, a programação de comemoração será realizada neste sábado (10), no Centro Diocesano, bairro Jesus de Nazaré, iniciando às 8h com a celebração de uma missa, que terá a participação da banda de música do Corpo de Bombeiros. A coordenação estadual estará apresentando uma linha do tempo, contando a história dos 30 anos de entidade. O evento encerrará às 17h com show de músicas de bandas das igrejas católicas.

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da Confederação Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, fazendo cumprir o Artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Foto: Michael Anderson

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS