Por Gab. dep. Jory Oeiras
08/11/2018 - 10:11:48 - atualizado em 09/11/2018 às 15:29:13

Jory Oeiras participa de simpósio sobre a obrigatoriedade da língua francesa no currículo das escolas do Amapá

13

O deputado estadual Jory Oeiras (DC) participou, na manhã na quarta-feira, 7, no Centro Cultural Franco Amapaense, do I Simpósio de Políticas Linguísticas para o Ensino/Aprendizagem de Francês no Estado do Amapá, promovido pela Associação dos Professores de Francês do Amapá (APROFAP).

O objetivo foi proporcionar debates no âmbito do ensino/aprendizagem de Língua Francesa e fortalecer o Projeto de Lei Ordinária, a ser apresentado na Assembleia Legislativa, que deverá assegurar o ensino do Francês, como obrigatório, mas de matrícula facultativa, no currículo das escolas públicas de ensino fundamental e médio do Estado do Amapá.

O deputado Jory Oeiras garantiu que, na sessão da próxima terça-feira, 13, vai apresentar um requerimento solicitando ao governo do Estado que agilize a elaboração do projeto, para que comece a tramitar o mais breve no Legislativo.

Segundo ele, a oferta da Língua Francesa nas escolas da rede pública e privada do Estado tem como principal justificativa o fato do Amapá apresentar-se como o único estado do país a ter fronteira compartilhada com um departamento Ultramarino Francês, a Guiana Francesa, e, ainda, por possuir profissionais qualificados, a exemplo de especialistas, mestres e doutores, que já compõem o quadro de professores do Estado.

"A Associação dos Professores de Francês do Amapá pode contar com o nosso apoio, não só no acompanhamento do projeto, mas, também, no que for necessário para concretizar os anseios dos seus associados", disse, Jory Oeiras.


Foto: Jorge Bitencourt

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS