Por Everlando Mathias
13/11/2018 - 15:53:19

Alunos da rede estadual poderão ter aulas de empreendedorismo na grade curricular

01

O Projeto de Lei que dispõe sobre a inclusão de conceitos de empreendedorismo na rede estadual de ensino, lido na sessão ordinária desta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa, deverá ajudar no desenvolvimento e competência da preparação do aluno para o mercado de trabalho. O projeto será encaminhado para análise das comissões técnicas da Casa.

De acordo com a justificativa apresentada pelo autor da matéria, deputado Oliveira Santos (PRB), o projeto visa a criação de novos postos de trabalho, bem como ao incentivo da participação do jovem no meio empreendedor. "Diante da atual crise de desemprego que atravessa o país, a maior parte da população jovem [entre 18 e 24 anos] está desempregada, onde muitos fazem parte da geração que nem trabalha e nem estuda", frisa o parlamentar.

Para Oliveira Santos, mudar essa triste realidade em nosso país não necessita apenas da criação de novos postos de trabalho, mas também pelo incentivo da participação do jovem no meio empreendedor. Destarte, acredita-se que o despertar da capacidade empreendedora nos jovens deve ser fomentada e incentivada ainda no período escolar. "Por esse motivo, apresento esta propositura, que dispõe sobre a inclusão de conceitos de empreendedorismo na rede estadual de ensino, a ser inserido nas demais matérias da grade curricular obrigatória", defende o deputado.

No ponto de vista do parlamentar, as noções e conceitos de empreendedorismo estimularão competências que o capacitem a tomar decisões, traçar metas e planos, e, assim, tornarem-se protagonistas de suas próprias vidas, com base em valores fundamentais, como ética, livre iniciativa e cooperativismo. "E se por um lado a proposta tem como alvo o desenvolvimento do espírito empreendedor dos jovens, por outro lado buscamos o crescimento econômico sustentável no Amapá, na medida em que o empreendedorismo é a porta de entrada para a inovação tecnológica", afirma Oliveira Santos.

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS