Por Emerson Renon
19/11/2018 - 15:57:10 - atualizado em 19/11/2018 às 15:57:41

Estado de conservação dos pontos turísticos amapaenses será relatado por comissão ao presidente da Casa

10

Os parlamentares integrantes da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amapá anunciaram na sexta-feira (16) a entrega ao presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PR), do relatório final sobre o estado de conservação dos pontos turísticos amapaenses e de outros em potencial para serem transformados em atrativos para visitação. O documento ainda será enviado para as prefeituras e ao Governo do Estado, para que possam se posicionar a respeito. A notícia foi dada momento antes dos legisladores deixarem o Vale do Jari.

De acordo com o deputado Pedro DaLua (PSC), presidente da comissão, o texto irá reunir o diagnóstico dos problemas existentes em cada município visitado e as sugestões para melhorar, principalmente, a questão de infraestrutura para potencializar o turismo regional. "Independente de quem foi reeleito ou eleito, o trabalho não pode parar, quem chegar encontrará um caminho a seguir e os passos a serem dados para impulsionarmos o turismo amapaense", destaca Pedro DaLua.

O quesito estrutural, de acordo com o deputado Fabrício Furlan (PCdoB), não se resume apenas a rede hoteleira e de restaurantes, mas também as condições de conservação das estradas, que em determinadas regiões dificultam o acesso às localidades. "Encontrei dificuldades para chegar a Laranjal do Jari, o carro em que eu viaja quebrou por conta da falta de conservação da estrada e isso, de alguma forma, afasta o turista", sustenta.

A comissão deverá sugerir uma maior aproximação entre os governos estadual e municipal para que juntos encontrem alternativas para tornar as cidades amapaenses mais atrativas para quem deseja fazer turismo local e até mesmo àqueles que desejam conhecer o Amapá. Segundo o deputado Jory Oeiras (DC), o trabalho se torna uma referência do que vem sendo produzido por todas as comissões da Casa. "Este relatório mostra para o Estado como o Legislativo deve trabalhar, não apenas fiscalizando, mas mostrando sugestões de soluções. Nós, da Ctur, fizemos a nossa parte, iremos debater com os demais companheiros do Parlamento e depois ficará a cargo do Executivo", explica.

Para o deputado Augusto Aguiar (MDB), o trabalho comprovou a necessidade de uma ação maior do poder público para, realmente, fazer acontecer o turismo local. "O relatório pontuará as deficiências, as condições dos pontos turísticos e ainda indicar onde deve acontecer os investimentos. Ou seja, o Estado passa ter um norte para investir e trabalhar melhor no desenvolvimento do turismo amapaense", pontua.

Os trabalhos iniciaram no primeiro semestre deste ano. Os legisladores percorreram os municípios do extremo norte ao sul. De Oiapoque ao Vale do Jari. O material coletado - em fotografias, filmagens e depoimentos - fará parte do relatório a ser preparado pelos técnicos da comissão em conjunto com os deputados e deve ser apresentado ao Parlamento até o fim de dezembro, antes do recesso parlamentar.

Fotos: Emerson Renon

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS