Por Emerson Renon
20/12/2018 - 18:41:16

Sessões itinerantes

07

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou em 2018 três sessões itinerantes. A iniciativa foi para aproximar ainda mais o Parlamento da população. A primeira delas foi em Santana, distante 20 quilômetros de Macapá. A sessão aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação de deputados, do prefeito Ofirney Sadala (DC), da presidente da câmara, vereadora Helena Lima (PRP), além de populares.

A pauta dos trabalhos foi direcionada a questões ligadas à cidade. Os debates foram nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, economia e saneamento básico. A cidade de Porto Grande, distante 100 quilômetros de Macapá, foi a segunda a receber a sessão ordinária deliberativa do Parlamento. Nem mesmo a falta de energia impediu os deputados de realizarem a plenária na Câmara de Vereadores. A constante falta de energia, o desemprego e a suposta poluição de rios da região foram os temas mais discutidos pelos legisladores.

Em Ferreira Gomes, a terceira a receber os parlamentares, centenas de pessoas lotaram o ginásio da Escola Estadual Pastor Jaci Torquato. Segurança, as interrupções no fornecimento de energia, a mortandade de peixes no rio Araguari foram os assuntos mais debatidos. Autoridades do município também pediram atenção da Casa de Leis estadual sobre a possibilidade de criar a taxa para o uso de recursos hídricos. O apelo é para que a cidade tenha uma maior receita com o fornecimento de energia, já que há três hidrelétricas na região.

Os populares também pediram respostas sobre a mortandade de peixes, assunto acompanhado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente da Casa. Além disso, os legisladores solicitaram ao governo providências para a melhoria da segurança pública na cidade.


Fotos: Arquivo

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS