Por Everlando Mathias
26/03/2019 - 17:58:58 - atualizado em 27/03/2019 às 18:09:56

Comissão de Saúde aprova cronograma de visitas às unidade de saúde da capital e interior

02

A Comissão de Saúde (CSA) da Assembleia Legislativa do Amapá aprovou, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26/319), o cronograma de visitas técnicas às unidades de saúde da capital e do interior. O deputado Dr. Jaci (MDB), solicitou ao Conselho Regional de Medicina (CRM) vias dos relatórios das visitas realizadas ao Hospital de Emergência (HE), Hospital das Clinicas Alberto Lima (Hcal) e do Hospital Estadual, em Laranjal do Jari. "Os documentos são para que a comissão possa avaliar o que foi feito. Em seguida, faremos a nossa visita e junto vamos analisar os relatórios em conjunto com o Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)", justifica o deputado.

O presidente da comissão, deputado Dr. Negrão (PP), destacou que a comissão terá muito trabalho. "Vamos intensificar as visitas técnicas em conjunto com os conselhos regionais e municipais de Medicina, de Farmácia, de Odontologia, de Enfermagem e Ministério Público Estadual (MPE), para verificarmos in-loco e tomar ciência da atual situação da saúde pública no Estado do Amapá", informou o presidente.

Dr. Negrão revelou alguns pontos a serem verificados como a disparidade no atendimento, dificuldade que a população passa na procura do atendimento médico e hospitalar, falta de medicamentos e exames básicos. ?O atendimento à saúde é prioridade assegurada pela Constituição Federal?, frisou o parlamentar, e defende que nem tudo na saúde pública é motivo de crítica. "Temos pontos positivos, como a implantação da UTI Pediátrica no Hospital Estadual em Santana, por intermédio do Governo do Estado, por meio de emenda da deputada federal Professora Marcivânia Flexa (PCdoB)". 

De acordo com o deputado Dr. Negrão, apenas 10 leitos de UTI pediátrico no HCAL, atende a população infantil do Amapá e elogiou a implantação de cinco leitos na cidade santanense. A notícia foi bem recebida pelo deputado Dr. Jaci. "Santana é um município grande e merece ter essa atenção", frisou o parlamentar, sugerindo que a comissão realize visitas na Unimed, Hospital São Camilo e alguns hospitais particulares, a começar por Macapá e Santana, dentro de um cronograma elaborado e aprovado na CSA. 

O deputado Paulinho Ramos (PR), solicitou a inclusão no calendário de visitas os centros de especialidades odontológicas no Amapá, sendo dois centros na capital e um em Porto Grande, que estão funcionando de forma precária e outro em Santana, que está fechado. "A saúde do nosso corpo começa pela boca e existe profissionais qualificados no quadro de saúde da Sesa, mas o Estado não dispõem de estrutura adequada para realizar um trabalho de qualidade", destacou o deputado. 

De acordo com o deputado os dois CEOs de Macapá dispõem de um fundo de apenas R$ 10 mil para manter 15 consultórios. "Precisamos dá atenção a odontologia no Estado", observou.

O deputado Dr. Victor (REDE), também sugeriu que a comissão realize visitas ao centro de saúde mental do Estado. "Estive no local e verifiquei o quanto os pacientes estão a mercê da sorte", frisou. 

Homenagem ? O deputado Paulinho Ramos, homenageou o médico pediatra José Fernandes da Silva Mourão, conhecido em toda rede de saúde do Amapá como "Dr. Mourão", que faleceu na tarde da última segunda-feira (25), aos 72 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, e lutava contra um câncer. "Temos que seguir o seu exemplo de profissionalismo deixado para nós da área de saúde", frisou o deputado.

Dr. Negrão, comentou que por mais de 30 anos o Dr. Mourão trabalhou com dedicação e carinho, cuidando das no atendimento pediátrico no Estado do Amapá. 
O deputado também homenageou o médico David Ribeiro de Carvalho, que nesta semana, cometeu suicídio ao pular do prédio onde residia no Estado de São Paulo. "O profissional que passou dois anos no Amapá nos anos de 2010 e 2011, quando fez residência de cirurgia geral", comentou o deputado. David Carvalho, estava morando em São Paulo desde janeiro desse ano. Era cirurgião geral e enfrentava um sério quadro de depressão. 

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS