Por Everlando Mathias
28/03/2019 - 18:05:30

Assembleia Legislativa do Amapá instala Comissão de Segurança Pública

01

A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa elegeu o presidente e vice-presidente para os próximos dois anos. A escolha aconteceu no fim da manhã desta quinta-feira (28/3/19) no plenário da Casa de Leis. Para presidir a CSP foi eleito e empossado o deputado estadual Jory Oeiras (DC), a deputada Marilia Góes (PDT) ficou com a vice. Os demais integrantes são: AllinySerrão (DEM), Telma Nery (PSDB) e Zezinho Tupinambá (PSC). Com isso, todas as 17 comissões permanentes elegeram os presidentes e vice-presidentes.

Já como presidente empossado, Jory Oeiras adiantou que uma das prioridades da comissão será dar continuidade à discussão iniciada na legislatura passada com os representantes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Macapá e Santana. ?Vamos dar continuidade às propostas debatidas em audiência pública, promovida pela CSP, na Câmara de Vereadores de Santana?, frisou o presidente, e acrescentou que existe uma pauta a ser discutida com o governador do Estado, Waldez Góes (PDT), sobre projetos voltados para o setor de segurança do Amapá. 

Atualmente o estado do Amapá possui 26 Conselhos de Segurança de bairros, todos com problemas de inadimplência junto à Receita Federal por falta de prestação de contas. Estima-se que o débito chegue a R$ 24 mil. A entidade dá apoio às polícias estadual. São grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas relacionados à segurança pública.

De acordo com o deputado, por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), será implementado no orçamento anual do Estado um percentual de 5% que será destinado para a Segurança Pública do Amapá."Essa vai será a nossa principal bandeira desse mandato e vamos avançar a discussão junto ao Executivo Estadual", sustentou Jory Oeiras. 


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS