Por Emerson Renon
28/03/2019 - 18:10:57 - atualizado em 04/04/2019 às 19:12:46

Instituto Inova recebe o título de utilidade pública da Assembleia Legislativa

04

A Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (28/3/19), por unanimidade, o Projeto de Lei que torna o Instituto Inova de utilidade pública. A proposta é do presidente da Casa de Leis, deputado Kaká Barbosa (PR). A medida vai possibilitar a entidade ? sem fins lucrativos ? a firmar convênios com os órgãos públicos, e ampliar as opções para a inclusão de mais jovens no mercado de trabalho. Atualmente, 90% das vagas disponibilizadas são oriundas da iniciativa privada.

Antes da matéria ser colocada para apreciação do parlamento, a presidente do Instituto Inova, Fabíola Ribeiro, foi convidada pela Mesa Diretora da Assembleia para usar a Tribuna de Honra e fazer uma breve apresentação da entidade. Em 15 minutos, ela descreveu sobre as principais atividades exercidas pela instituição e como acontece o acompanhamento aos jovens cadastrados.

Segundo ela, o Inova tem dois programas. O primeiro é o estágio, direcionado as pessoas a partir dos 16 anos. Para ter acesso, é necessário ter RG e CPF. Além disso, o jovem precisa ter o ensino médio, médio técnico ou superior. O programa, também, assiste pessoas com deficiências.

O segundo é o Aprendiz. Este é direcionado a pessoas entre 14 e 21 anos e, estejam cursando o último ano dos ensinos fundamental, médio ou mesmo terem completo o ensino médio, o antigo segundo grau. Há duas formas de cadastramento: o presencial, onde o candidato vai até o instituto ou pelo portal, www.estagioinovaeaprendiz.org.br.

De acordo com a presidente do instituto, os jovens são chamados na medida em que as vagas vão sendo ofertadas. Além da bolsa auxílio ? paga pelas empresas contratantes, a instituição assegura aos estagiários o seguro de vida e os auxílios acidente e funeral. "A nossa missão é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para vida", sentenciou.

Na certeza da aprovação da propositura, Fabíola Ribeiro fez questão de agradecer a iniciativa do chefe do Legislativo, que proporcionou novos caminhos para a inclusão de jovens no competitivo mercado de trabalho. Ela garantiu aos legisladores que o título de utilidade pública vai fortalecer o Inova, proporcionar o crescimento, além de vantagens na hora firmar convênios com as repartições públicas.

"Somos uma instituição genuinamente amapaense e temos a consciência de que somente as entidades sérias recebem o devido reconhecimento desta Casa de Leis. Tenham a certeza que esta conquista vai nos ajudar no fortalecimento e no desenvolvimento de políticas públicas em prol dos jovens estudantes no estado do amapá", introduziu.


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS