Por Everlando Mathias
03/04/2019 - 20:04:41

Deputado pede implantação de detector de metais em escolas públicas do Amapá

04

A falta de segurança na sociedade brasileira e o recente atentado praticado por ex-alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil em Suzano (SP), onde sete pessoas foram terrivelmente assassinadas, reascendeu o debate sobre a importância da instalação de detectores de metais nas escolas públicas. O deputado Jaime Perez (PTC), apresentou na terça-feira (02/04/19), no plenário da Assembleia Legislativa o requerimento solicitando da Secretaria Estadual de Educação (Seed) que se faça, em caráter de urgência, a instalação de detectores de metais (sensor) nas portarias de todas as escolas públicas do Amapá. 

Segundo Jaime Perez, o requerimento aprovado tem como objetivo prevenir possíveis contratempos e garantir tranquilidade para os estudantes, pais, professores e servidores administrativos das escolas estaduais. "A medida visa coibir o ato de violência dentro destes estabelecimentos, preservar e proteger a vida de nossos estudantes e demais profissionais. A comunidade escolar, pais,professores e demais funcionários almejam uma providência urgente dessa secretaria de Estado da Educação", justifica o deputado, reconhecendo o alto custo para a implantação do serviço e sugere uma cotação para a compra mais barata do equipamento.
 
Com a aprovação da matéria, toda pessoa que entrar em uma escola deverá passar por um ?detector de metais? e também pela inspeção visual de seus pertences, evitando assim entrar com qualquer tipo de arma?. 

O deputado Oliveira Santos (PRB) elogiou a iniciativa e destacou que a tragédia ocorrida em Suzano (SP) poderia ter sido evitada, caso houvesse o equipamento. "Qual valor de uma vida? Não existe preço! Vários jovens cheios de sonhos tiveram a vida ceifada por uma pessoa com a mente perturbada pelo desejo de matar. Hoje, muitos entram nas escolas com esse desejo", frisou o deputado.

Diante da preocupação, a deputada Luciana Gurgel (PR) citou que entrando com projeto de lei que determina a instalação nas escolas públicas de dispositivos de segurança chamados de "botão de alerta", que será instalado nas secretarias, diretorias, salas de professores e bibliotecas. 

"Esse projeto já existe em vários estados brasileiros, beneficiando milhares de alunos", frisou a deputada, elogiando a iniciativa do deputado Jaime Perez. "Creio que o requerimento do deputado e o projeto de minha autoria, serão ferramentas importantes no combate à criminalidade", destaca Luciana Gurgel. 

Segundo o deputado Paulo Lemos (Psol), a instalação de detectores de metais nas escolas é uma realidade necessária e lembrou do projeto de sua autoria que requer ao governo do Estado a implantação de um aparelho de raios-X e detectores de metais no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), com a finalidade de acabar com a chamada vistoria vexatória. "Existe uma emenda impositiva de 2017 da bancada federal, destinada a segurança pública. Essa emenda pode ser empregada na compra desses equipamentos", sugeriu o parlamentar. 

Segundo observação do deputado Jaime Perez, em todos os bancos existe o equipamento. "Será que as escolas não são da mesma importância?", indagou o deputado. 


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS