Por Everlando Mathias
04/04/2019 - 08:37:30

Comissão de Saúde define visitas a área de saúde do Estado

02

A Comissão de Saúde (CSA) da Assembleia Legislativa, em sessão ordinária, realizada na terça-feira (02/4/19) definiu para a próxima sexta-feira (5) às 9 horas, visita técnica ao Hospital de Emergência (HE). O trabalho dá início ao cronograma de visitas em órgãos da saúde estadual, municipal e privada. 

O presidente da Comissão, deputado Dr. Negrão (PP), informou que a comitiva irá visitar todos os órgãos da pasta. "Essa reunião serviu para adiantarmos algumas demandas importantes desta comissão, entre as quais o cronograma para conhecermos in loco as necessidades do setor de saúde no Amapá", frisou.

Dr. Negrão destacou a realização de 15 cirurgias de catarata realizada no município de Santana, por meio do programa implantado na sua gestão quando secretário municipal de Saúde, que está sendo retomado na Policlínica Dr. Alberto Lima, ao lado do Fórum do município, inaugurada no final do mês de março deste ano. Santana passou a ser o primeiro município do Estado a oferecer cirurgia de catarata. "Nossos parabéns ao prefeito Ofirney Sadala pela iniciativa que está implantando o serviço de raio ? X no município", comentou. 

O vice-presidente da comissão, deputado Paulinho Ramos (PR), solicitou a inclusão no calendário de visitas os centros de especialidades odontológicas no Amapá, sendo dois centros na capital e um em Porto Grande, que estão funcionando de forma precária e outro em Santana, que está fechado. "A saúde do nosso corpo começa pela boca e existe profissionais qualificados no quadro de saúde da Sesa, mas o Estado não dispõem de estrutura adequada para realizar um trabalho de qualidade", destacou o deputado.

Paulinho Ramos, relatou aos membros da comissão sobre a visita realizada à obra da unidade de Saúde no município de Pedra Branca. "A Comissão será convidada pela prefeita Beth Pelaes (MDB) para participar da solenidade de inauguração da unidade, que acontecerá na segunda quinzena deste mês", informou o deputado.

Segundo ele, os atendimentos que serão ofertados à população: diagnóstico e lesões ortopédicas e investigação de doenças, como câncer e AVC, feito através do Tomógrafo. Também será disponibilizado aos munícipes o serviço de Ultrassom 3D e um aparelho de Raio-X digital. "A unidade vai atender à população de Pedra Branca e cidades vizinhas, Serra do Navio e Porto Grande?, revelou o deputado, enaltecendo o atendimento feito na Unidade Básica de Saúde. "Um assessor precisou de assistência médica, levei até a unidade e o atendimento é digno de elogios", descreveu o parlamentar. 

Para o deputado Jaci Amanajás (MDB), a instalação dos equipamentos mostra avanço e responsabilidade da gestão com a saúde pública. "A saúde tem jeito, basta saber gerenciar o recurso", frisou o deputado, citando uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de sua autoria, no Orçamento do Estado em 2015, passando para 15% no orçamento geral do governo do Amapá a partir de 2016. "Não vi mudança nenhuma no setor", observa o parlamentar. 

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS