18/04/2019 - 15:17:09

Comissão de Meio Ambiente analisa a falta de compensação ambiental por madeireira abandonada

01

Integrantes da CMA, deputado Dr. Victor Amoras (REDE), Oliveira Santos (PRB) e a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputada Telma Gurgel (PRP), visitaram os vereadores Raimundo Braga (PTB), Raimundo Araújo (PT), presidente e vice-presidente da câmara, respectivamente, Jawaruwa Wajãpi (REDE), Evandro Brazão (PPS), Cícero Mendonça (PRB) e Joelma Fortuna (PMN) na Câmara Municipal de Pedra Branca do Amapari. Na ocasião, os parlamentares municipais solicitaram a solução quanto a responsabilidade ambiental das mineradoras, que através de um TAC, deveriam compensar o município local e Serra do Navio pela derrubada de 7.000m³ de madeira.

O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado em 2014, obrigando as empresas a assumirem responsabilidade ambiental para compensar a exploração da área de 750 hectares, e determinando que o valor da venda da madeira pela mineradora fosse dividido entre os dois municípios lesados.

Contudo, a sugestão do presidente da Câmara de Pedra Branca, Raimundo Nonato Braga, é preciso aproveitar essas madeiras que estão abandonadas há aproximadamente seis anos. "Já conversamos com responsáveis por grandes madeireiras locais e eles se disponibilizaram a vir buscar essas madeiras que, pelo tempo que estão aqui paradas, já estão se estragando. Não podemos continuar com esse prejuízo para os dois municípios explorados", reitera.

Conforme a deputada Telma Gurgel, ?é preciso cobrar que a empresa comece logo a fazer um estudo de impacto ambiental e, consequentemente, começar um replantio na área que já foi usada. Além de pedir um TAC para liberação de um crédito de carbono e a doação dessa madeira que está prejudicando os municípios?, avalia.

Para o deputado Oliveira Santos "a própria empresa pode encaminhar ao órgão do meio ambiente, solicitando que a madeira seja entregue e devolvida aos dois municípios e que seja feita com o material o que a prefeitura desejar", confirma.


Fotos: Iranilson Soeiro

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS