Por Simone Alves
18/04/2019 - 15:20:09 - atualizado em 18/04/2019 às 15:20:46

Parlamentares parabenizam gestores da saúde em Pedra Branca

03

Ainda em visita ao município de Pedra Branca do Amapari, os deputados que compõem a Comissão de Meio Ambiente, Dr. Victor Amoras (REDE), Oliveira Santos (PRB), presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente, e a deputada Telma Gurgel (PRP), que na comitiva representou a presidência da Assembleia Legislativa, compareceram à prefeitura. No local, a secretária municipal de saúde e ação social, Daniela Pelaes, apresentou os avanços conquistados pelos gestores municipais, principalmente na área da saúde, com a aquisição de um tomógrafo computadorizado para a unidade básica de saúde, que atenderá também demanda dos municípios de Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Itaubal.


"É o primeiro município do estado a ter um tomógrafo, e conseguimos isso através de uma emenda da bancada federal, solicitada através de um consórcio entre os municípios que serão atendidos. Nessa emeda, veio também um adicional para a compra de uma van e um micro ônibus para conseguirmos trazer as pessoas das redondezas, por isso, estamos nos organizando para trabalharmos com agendamento", explica Daniela Pelaes.


A secretária também antecipa que no Centro de Diagnóstico, que está previsto para iniciar o atendimento em três meses, já contém quatro cadeiras específicas para o Centro de Especialidade Odontológica Municipal, uma ala laboratorial, um aparelho de raio x e um mamógrafo que está em fase de licitação e será comprado com recursos próprios.


"Nós estamos cobrando do presidente para que possa intervir junto ao Governo do Estado o direito de termos emendas impositivas, pois se os 24 deputados conseguissem ajudar anualmente os 16 municípios a resolver essas questões importantes as pessoas não precisariam vir para a capital em busca de atendimento", enfatiza o deputado Oliveira Santos.


A deputada Telma enalteceu tanto as conquistas quanto o turismo local. "É admirável a atenção que vocês estão tendo com a área da saúde, conseguindo com que as pessoas façam esse exame gratuitamente, ficamos felizes como cidadãos. Agora mesmo que precisamos de uma força política para que tenha asfalto na BR 210, para ficarem mais próximos de todo mundo. Além de tudo, o turismo é excelente", afirma a deputada.


Por fim, o deputado Victor Amoras elogiou a gestão da prefeita Beth Pelaes e fez um convite para que ela e sua equipe pudessem apresentar a seus pares da Casa de Leis tudo o que foi dito na visita em uma das próximas sessões ordinárias.


Na reunião também estiveram presentes o chefe de gabinete, Aldenor Rebelo, o secretário de infraestrutura, Daniel Ferreira, o secretário de meio ambiente, Saymon Abreu, o engenheiro civil Haroldo Pelaes e a Defesa Civil.


Fotos: Iranilson Soeiro

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS