Por Keila Góes Gab. Dep. Dr. Negrão.
10/05/2019 - 16:55:23 - atualizado em 10/05/2019 às 16:57:26

?Janeiro Branco? agora é lei no Amapá

01

O governador Waldez Góes sancionou a lei "Janeiro Branco" e o inclui no calendário de programações de eventos do Estado. O deputado estadual Dr. Negrão (PP) apresentou no dia 10 de abril de 2019 o projeto "Janeiro Branco". A matéria foi aprovada por unanimidade em sessão plenária.

"Janeiro Branco", tem como objetivo dedicar o mês para ações educativas voltadas para a conscientização da saúde mental.

Segundo o deputado Dr. Negrão esta iniciativa já é realizada no município de Santana, e o Estado do Amapá como um todo não poderia ficar de fora desta campanha. A lei sancionada pelo governo só demonstra o compromisso com a saúde mental de todos.

?Em Santana, a lei já é uma realidade. Um mês voltado totalmente com ações e temas da Saúde Mental em máxima evidência. Isso mostra que estamos preocupados com a saúde de todos, haja vista que quando alguém adoece mentalmente afeta todos de uma família e do trabalho. Por isso a preocupação de prevenir, afinal, a prevenção sempre será o primeiro passo?, enfatizou o autor da lei Dr. Negrão.

Segundo a matéria publica no G1 Amapá, no mês de fevereiro de 2019, em 2017 foram 25 mortes no Estado, e 31 registros de tentativas de suicídios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o número de pessoas que tiram a vida subiu para 20% na última década. O problema emocional atinge pessoas de todas as classes e idades.


Janeiro Branco
É uma Campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições e sociedade, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental e Saúde Emocional.


Foto-Diego Rairan

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS