Por Eloisy Santos
21/05/2019 - 15:49:24 - atualizado em 21/05/2019 às 15:50:11

Políticas públicas para a Juventude são tratadas durante sessão ordinária na Alap

01

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá recebeu nesta terça-feira (21/5/2019) a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta. A deputada estadual Marilia Góes (PDT) articulou a visita e discurso da secretária, na tribuna da Casa de Leis. 

Jayana Nicaretta cumpre extensa agenda no Amapá. Desde segunda-feira (20), dialoga com gestores e juventude de vários municípios, conhecendo a realidade local e apresentando o conceito do "Espaço 4.0", um projeto do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

Em um container, com modernos equipamentos, o "Espaço 4.0" qualifica jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho. O objetivo é implantar o Espaço 4.0 noAmapá, além de outros projetos. 

"Fomos muito bem recebidos por mais de 1 mil jovens de Porto Grande, Ferreira Gomes e Pedra Branca. Hoje as agendas continuam em Macapá e Santana. Nosso intuito é fazer política pública federal em harmonia com os entes locais. Integrando ações e, sobretudo, ouvindo desses jovens a sua realidade e o que precisam", salientou Jayana Nicaretta. 

A deputada Marília Góes colocou o seu mandato à disposição dessa ideia e de projetos futuros com o Governo Federal. A parlamentar lembrou que há anos seu mandato alcança a juventude com proposituras voltadas ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; à valorização da vida. 

"Também requeremos, recentemente ao Estado, que crie os mecanismos necessários à efetivação da Política Pública Estadual de Incentivo ao Empreendedorismo, demanda que surgiu através do 'Caminho Empreendedor'. Essa política deve gerar oportunidade aos jovens, renda para a nossa população, e desenvolvimento ao Amapá. No nosso mandato, a juventude tem vez e tem voz", externou a deputada. 

O gestor da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), Pedro Filé, também discursou na Casa de Leis e reforçou a importância do alinhamento e união das políticas públicas nas diversas esferas. Ele falou, ainda, do programa Amapá Jovem, caputaneado pelo Governo Estadual, e que alcança mais de 13 mil jovens em todos os municípios do Amapá, com transferência de renda, qualificação e oportunidade.
 
"A juventude precisa cada vez mais ser pauta de diálogos em ambientes como a Assembleia Legislativa. Alinhando os Poderes e as políticas públicas, garantiremos um futuro promissor aos nossos jovens e ao nosso estado", finalizou Pedro Filé. Ainda nesta terça-feira, o Executivos Estadual e Federal apresentam um Plano de Ação para a Juventude, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.


Fotos: Ruan Alves

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS