Por David Diogo
21/05/2019 - 15:51:59 - atualizado em 21/05/2019 às 17:14:13

De autoria da deputada Telma Gurgel, projeto declara de utilidade pública a Cooperativa dos Produtos da Amazônia

04

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (21/5/2019) o Projeto de Lei Ordinária nº 0065/19, que declara de utilidade pública a Cooperativa dos Produtos da Amazônia (Camaipi). A matéria é de autoria da primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputada Telma Gurgel (PRP).

"Estou muito feliz pela aprovação de mais um projeto que declara de utilidade pública mais uma entidade que presta um trabalho de altíssimo nível para o nosso estado. A sociedade civil organizada mostra que é possível sim contribuir com o desenvolvimento econômico de maneira sustentável e consciente. Prova disso é esta cooperativa, a Camaipi, que desenvolve suas atividades respeitando o meio ambiente, com o trabalho de preservação da floresta, que é quem propicia a matéria-prima", diz a autora do projeto.

A aprovação do PL foi acompanhada de perto por alguns integrantes da Camaipi, que ficaram felizes por mais uma conquista. "Isso é um reconhecimento de anos de trabalho e que nos enche de orgulho. Sótemos a agradecer a deputada Telma Gurgel. Ela conhece a cooperativa, nossa realidade, e sabe da importância da atividade para a economia do estado. Estamos muito contentes e eternamente agradecidos", pondera o presidente da cooperativa, Wilton José Duarte Vieira, que também esteve presente na sessão desta terça.

Antes da apreciação do plenário, o projeto passou pela Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CCJ) da Casa, onde recebeu, por unanimidade dos membros, parecer favorável. "Quero agradecer a todos os deputados e deputadas por votarem a favor dessa matéria e por nos parabenizar pela iniciativa. Isso engrandece e fortifica nosso trabalho junto às comunidades do nosso estado", finaliza deputada Telma.

A Camaipi

Inicialmente criada em 11 de julho de 2014, a Cooperativa dos Produtos da Amazônia está situada no Assentamento Pancada do Camaipi, no município de Mazagão. Ela é regida pelos valores e princípios do cooperativismo. A entidade tem como diretriz a autogestão, congregando os produtores rurais e extrativistas, realizando o interesse econômico dos membros, a fim de executar atividades compatíveis dos seus cooperados, libertando da dependência dos empregadores e tratando diretamente dos seus interesses.

Dentre as atividades desenvolvidas pela cooperativa estão a produção de açaí, taperebá, buriti, cupuaçu, pesca artesanal das espécies nativas, camarão, essências florestais, plantas medicinais, assimcomo outros campos de atividades socioeconômicas de produções ecologicamente corretas, economicamente viável e socialmente justa.


Fotos: Celiane Freitas

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS