Por Emerson Renon
11/06/2019 - 16:07:32 - atualizado em 11/06/2019 às 16:08:34

Kaká Barbosa enaltece o legado deixado pelo ex-deputado Nelson Salomão, morto há 24 anos

03

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (PR), destacou na sessão ordinária desta terça-feira (11/6/2019), a importância do trabalho desenvolvido pelo ex-deputado Nelson Salomão, o primeiro parlamentar eleito para comandar a Casa de Leis amapaense. "É um dia histórico para o Legislativo amapaense; hoje relembramos o falecimento do primeiro presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Salomão, e podemos dizer que foi um grande político, além de um articulador", pontuou Kaká Barbosa.

Natural de Afuá, Nelson Salomão, morto há 24 anos, foi de uma das mais tradicionais famílias políticas que se instalou no Amapá, família Salomão. Nomes como da ex-conselheira Margareth Salomão, também falecida, e do próprio ex-deputado Jorge Salomão foram ressaltados pelo chefe do Poder Legislativo. "Posso afirmar que o Nelson Salomão foi um dos deputados mais ativos no seu período e deixou um legado ao Legislativo e com a visão que tinha, administrou com maestria esta Casa e abriu concurso público; se estivesse vivo, poderia ter chegado ao Governo do Estado", avalia Kaká Barbosa.

Nelson Salomão Santana

Nelson Salomão nasceu em 1948 e faleceu em 1995, aos 46 anos. Era economista formado pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Ceará, e nas palavras do atual presidente da Casa de Leis "Nelson sempre atuou em prol do desenvolvimento da região Norte".

Nelson exerceu relevantes funções públicas, foi diretor de planejamento do então território do Amapá e presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), além de vereador de Macapá. Em 1991, foi eleito deputado estadual e na mesma legislatura, como presidente da Assembleia Estadual Constituinte conduziu o processo fundacional do estado que nascia. Morreu pouco tempo depois de ser reeleito para o segundo mandato estadual.


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS