Por Everlando Mathias
12/06/2019 - 18:03:34 - atualizado em 12/06/2019 às 18:04:12

Assembleia Legislativa assina Termo de Auxílio com a Casa Abrigo Lar Betânia, em Santana

07

Uma programação com a presença do Ministério Público Estadual (MPE) e Prefeitura de Santana, foi celebrada na manhã desta quarta-feira (12/6/2019) a assinatura do Termo de Auxílio no valor de R$ 180mil entre a Assembleia Legislativa e a Casa Abrigo Lar Betânia, na Vila Amazonas. O convênio permitirá a instituição melhorar o centro de profissionalização, através de manutenção e reparos de equipamentos, aquisição de móveis, material de escritório e papelaria. Além de dar suporte a crianças e adolescentes que estejam em situação de risco, minimizando os danos causados no convívio familiar e social, garantindo a proteção das mesmas.

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (PR), falou que o convênio é mais um compromisso com os cidadãos do Estado do Amapá, sendo esta, uma nova realidade na sua administração, com apoio de todos os parlamentares, e que, ações assim, continuarão a ser realizadas. "Trata-se de uma nova fase da Casa de Leis em que, buscamos cooperação com instituições que prestam serviços à comunidade, como por exemplo, a Casa Abrigo Betânia que precisa de apoio financeiro para continuar a desenvolver suas ações em Santana?, complementou, informando que, ainda este mês, será assinado convênios com a Casa Nossa Família e Casa da Hospitalidade, ambos em Santana. "A contribuição de R$ 20 mil mensal, dará suporte ao grande trabalho realizado pelas irmãs da Casa Abrigo Lar Betânia. Com isso, tanto o Legislativo quanto a sociedade santanense têm muito a ganhar".

A diretora da Casa Abrigo Lar Betânia, irmã Daiane Cassia Leonel, ressaltou a satisfação de realizar o trabalho de acolhimento no abrigo e a gratidão pelo apoio recebido. "Para nós é uma grande alegriacelebrar essa cooperação com a Assembleia Legislativa por ser uma imensa ajuda para continuarmos a realizar esse serviço que tanto amamos que é o de dar assistência a crianças e adolescentes carentes ou sem proteção familiar", disse.

O terceiro secretario da mesa diretora da Alap, deputado Jory Oeiras (DC), ressaltou que o foco principal do acordo é garantir o compromisso com a causa social e, explicou a importância do convênio e os benefícios que a iniciativa irá proporcionar para o abrigo. "Em nome dos moradores de Santana, agradeço imensamente à Assembleia Legislativa que, por meio do presidente Kaká Barbosa, amparou mais uma instituição do nosso município", enfatizou o deputado.

A assistente social da instituição, Keila Fernandes, agradeceu a ajuda da Assembleia Legislativa, por intermédio do presidente Kaká Barbosa. "Essa entidade tem suas dificuldades e precisa sempre decooperação?, frisou, adiantando que o trabalho não se limita apenas as adolescentes que encontram-se no abrigo, mas a família das jovens. 

A Casa Abrigo Lar betânia foi construída pelas discípulas de Jesus Eucarístico com recursos da Fundação Marcelo Cândia, da Itália, em 2007, para cuidar de crianças e adolescentes vítimas de abandono, promover a evangelização e oferecer cursos de capacitação profissional. É mantida pelos benfeitores italianos, pelo trabalho das religiosas e convênios com o poder público. Abriga, atualmente, 13 crianças e adolescentes encaminhadas pela Vara da Infância e Conselho Tutelar atendidas pelas irmãs e pelas mães educadoras, em três casas onde vivem como se fossem uma família.

O Educandário oferece cursos profissionalizantes gratuitos às crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores dos bairros de Santana. Entre eles estão empreendedorismo, corte e costura, informática,recepcionista e secretariado, embalador e montador empreendedor, onde 30 alunos receberam a certificação, nesta quarta-feira. Evento contou com a presença do Ministério Público do Amapá (MP-AP), empresas parceiras e o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes. 

 
Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS