Por Eloisy Santos
19/06/2019 - 09:13:25 - atualizado em 19/06/2019 às 09:17:03

No Dia do Orgulho Autista, deputada Marilia Góes contribui para mais direitos a esse público

02

Na terça-feira, 18, Dia do Orgulho Autista, a deputada estadual Marilia Góes (PDT) contribuiu para assegurar mais direitos a esse público. Foi aprovado na Assembleia Legislativa, o Requerimento Nº 0534 que solicita ao Executivo a atualização do Sistema de Cadastro de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e que torne a Carteira de Identificação do Autista mais completa, com informações pessoais dos autistas, como filiação, data de nascimento, RG, CPF e tipo sanguíneo. 

Os dois mecanismos, vale lembrar, foram de autoria da deputada Marilia Góes, ainda em 2016. 

Ao longo do dia, a deputada ainda participou de uma exposição dialogada e rodas de conversa no Centro de Educação Especial Raimundo Nonato. Uma programação voltada a discutir a qualidade de vida das famílias de pessoas com autismo. "Só quem convive com um autista sabe dos desafios que ainda precisam ser superados e compreende a sua neurodiversidade", pontuou a parlamentar. 
Proposituras 

Também foi de autoria de Marilia Góes o projeto que originou a Lei Ordinária Nº 2109/16, que instituiu a meia-entrada para pessoas com TEA às sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais exibidos nas salas e casas de espetáculos instaladas no Estado do Amapá. 

E a Lei Ordinária nº 2.170, de 03 de maio de 2017, que obriga os estabelecimentos públicos e privados do Estado do Amapá a inserir placas educativas sobre autismo e o símbolo mundial do autismo nasplacas de atendimento prioritário. Já distribuímos mais de 300 placas em Macapá e Santana. 

"Neste dia e em todos os outros, precisamos disseminar o entendimento de que um autista não é meramente 'diferente', mas possui características e personalidade únicas, que precisam ser respeitadas.Assim como cada conquista dessas pessoas na sociedade precisa ser reconhecida, seja na área educacional, de convívio social, acerca de seus talentos e dons", concluiu Marilia Góes. 


Fotos: Ruan Alves

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS