Por Bianca Andrade
19/06/2019 - 09:24:45 - atualizado em 19/06/2019 às 09:25:58

"Precisamos falar sobre Feminicídio no Brasil" foi tema de debate em Brasília

04

Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado debateu o feminicídio na última segunda-feira (17/6/2019), em Brasília. ?Precisamos falar sobre feminicídio no Brasil? foi o tema do debate solicitado pela senadora Leila Barros (PSB-DF) e pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e teve a participação da deputada estadual Cristina Almeida (PSB-AP) representando a Frente Parlamentar de Prevenção da Violência Contra a Mulher e Redução de Feminicídio da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá.

Cristina Almeida disse que o feminicídio não é somente o crime masculino contra as mulheres emancipadas dos grandes centros urbanos. Negras, índias, camponesas e ribeirinhas da Amazônia, por exemplo, também são vítimas desse tipo de crime, e as estatísticas são alarmantes, trazem consigo o agravante de que essas mulheres, sobretudo as que moram nos lugares mais distantes.

"É possível presumir a quantidade de assassinatos que sequer chegam a ser denunciados e se livram de processos e condenações, uma vez que ficam dessa forma encobertos pelo manto da impunidade", destacou.

O presidente da CDH, Paulo Paim, citou estatísticas e pontuou que o problema afeta toda a sociedade.

Leila Barros destacou que esta é uma pauta de todos e lamentou a insuficiência do Estado de cuidar das crianças afetadas por essa problemática.

Na oportunidade, Cristina Almeida entregou um ofício-convite à senadora Leila, convidando-a para participar da abertura dos trabalhos com base na Lei nº 2404, de autoria de Cristina, que institui o Dia de Combate ao Feminicidio no Estado do Amapá, cujo objetivo consiste em garantir do ponto de vista institucional um dia de mobilização em que a sociedade e as diferentes instâncias do poder público possam realizar ações e políticas de combate ao feminicídio.

Fotos: Bianca Andrade

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS