Por Agência/Alap
28/06/2019 - 23:59:40 - atualizado em 29/06/2019 às 00:27:43

Trabalho da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência contra a Mulher chega a Itaubal

06

Dando continuidade às atividades desenvolvidas nos municípios interioranos do estado, a Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio da Assembleia Legislativa do Amapá esteve nesta sexta-feira (28/6/2019) em Itaubal do Piririm para mais uma ação. As deputadas estaduais Cristina Almeida (PSB) e Edna Auzier (PSD), coordenadora e vice da Frente Parlamentar, respectivamente, fizeram a apresentação da campanha Educar para Combater o Feminicídio.

A atividade visa fazer o levantamento do trabalho já executado pelos órgãos que dão apoio às vítimas de violência e propor alternativas para que esses índices de casos de feminicídio sejam extinguidos no Amapá. ?A prioridade é combater a violência doméstica. A cada segundo uma mulher é violentada. E o nosso trabalho é buscar parcerias institucionais, visando fortalecer a rede de proteção à mulher nos 16 municípios do estado?, garantiu a deputada Cristina Almeida.

Em Itaubal, só este ano, a Coordenadoria Municipal da Mulher atendeu 72 vítimas de violência doméstica. Além do órgão, casos de mulheres agredidas no município chegam ao conhecimento da Polícia Militar e de outras instituições de proteção situadas na capital amapaense. Com cartazes e faixas, a Câmara Municipal ficou pequena para tanta gente. A campanha Educar para Combater o Feminicídio foi bem recebida por autoridades políticas, representantes de entidades que trabalham no apoio às mulheres vítimas de violência e comunidade.

As principais reivindicações apresentadas no encontro foram a instalação de uma Delegacia da Polícia Civil no município e o trabalho integrado dos órgãos que atendem as mulheres vítimas de violência. ?Nosso município tem a grata satisfação de receber essa comitiva da Assembleia Legislativa. Isso mostra a preocupação do poder Legislativo estadual com esses casos absurdos que vêm ocorrendo interior adentro do Amapá. E Itaubal, infelizmente, está nessas estatísticas?, disse o prefeito do município, José Serafim (PR).

Quem também agradeceu a presença das deputadas foi o presidente da Câmara de Vereadores, Jaisom Picanço (PMB). ?Estamos felizes por receber a Frente Parlamentar na nossa cidade, em especial aqui, na Casa de Leis de Itaubal. Podem contar conosco no que for necessário para combater esse mal que está na casa de muitas famílias do nosso município?, assegurou.

A Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio está trabalhando em conjunto com diversos órgãos e busca dar efetiva aplicação dos direitos da mulher. ?De várias formas a violência pode se manifestar. E, infelizmente, acontece em episódios repetitivos, que costumam ser encobertados pelo silêncio, pelo medo. E é isso que estamos defendendo, boas iniciativas que ajudem a superar essa gravíssima violação ao direito mais básico, que é a vida?, ponderou a deputada Edna Auzier.

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS