Por Eddie Martins Gab. Dep. Aldilene Souza
13/07/2019 - 12:41:25 - atualizado em 13/07/2019 às 16:37:27

Ministro da Cidadania recebe e assina Projeto de Lei "Junho Branco", de autoria da deputada Aldilene Souza

08

Na manhã desta sexta-feira (12), no Parque de Exposições da Fazendinha, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu o Projeto de Lei Nº 0113/2019, que Institui no Estado do Amapá o "Junho Branco" mês estadual de combate e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. O ministro assinou o projeto e deu ênfase na importância da edificação de uma política pública séria no combate e prevenção do uso e abuso de drogas licitas e ilícitas.

O projeto Junho Branco, é de autoria da deputada Aldilene Souza (PPL), e visa através de campanhas educativas, sensibilizar a população para os perigos do uso e abuso de drogas licitas e ilícitas, bem como o fortalecimento das comunidades terapêuticas no Amapá que trabalham na recuperação de drogadidos de forma independente. ?É de conhecimento geral que o problema das drogas como um todo, tem agravado ainda mais os casos de violência na família, mortes violentas, suicídio e consequente crescimento desordenado, seja urbano ou rural, de cidadãos dependentes químicos que acabam tornando-se moradores de rua. No Amapá não é diferente, sabemos que na rotina comum do dia a dia, sobretudo pela parte da noite, observamos já em nossa capital, Macapá, indivíduos que transitam pelas praças em busca de abrigo para descanso, muitas vezes para ingerirem bebida alcoólicas e usar entorpecentes, gerando uma série de outros problemas sociais como assaltos, roubos, agressões entre outros.?, destacou a parlamentar.

A programação do Junho Branco se divide em duas etapas: A primeira acontece nas duas primeiras semanas semana do mês, onde além da abertura oficial, serão realizadas ações de orientação, capacitação, regularização e divulgação de trabalhos realizados com as instituições não governamentais de tratamento de dependentes químicos. A segunda etapa acontece na segunda semana do mês de Junho, onde será realizado o momento cultural das comunidades terapêuticas, com atividades esportivas e culturais de membros dessas comunidades e no dia 26 de junho em consequência com a data estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas), como o Dia Mundial de Combate ao Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, será realizada a ?Grande Caminhada do Junho Branco?, assim encerrando as atividades anuais.

O projeto segue em tramitação na secretaria do legislativo, já foi aprovado pela CCJ e está previsto para ir à votação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, no mês de Agosto, quando retornam as atividades no parlamento estadual e contará com a presença do Ministro Osmar Terra e do Dr. Quirino Cordeiro Jr, Secretario de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, além de membros da Frente Brasil Contra as Drogas e de comunidades terapêuticas.

Fotos: Eddie Martins Gab. Dep. Aldilene Souza

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS