Por Célio Alício Gab. Dep. Cristina Almeida
04/08/2019 - 13:34:10 - atualizado em 06/08/2019 às 13:57:52

Frente Parlamentar de Redução do Feminicídio, Polícia Civil e Prefeitura de Itaubal reúnem para tratar da instalação da delegacia no município

03

A Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), representada pelas deputadas Cristina Almeida (PSB), Edna Auzier (PSD) e Aldilene Souza (PPL), reuniu na manhã de quarta-feira (31) no município de Itaubal do Piririm com o prefeito local José Serafim (PR) e o Delegado Geral da Polícia Civil no Amapá, Dr. Uberlândio Gomes. Também participaram do encontro autoridades do município, vereadores, secretários municipais, conselheiros tutelares, entre outros.

A pauta do encontro foi a instalação da delegacia de Polícia Civil no município com vistas ao atendimento das demandas da segurança pública em face das estatísticas alarmantes da violência verificadas junto à população local, principalmente no que se refere à violência doméstica, assaltos, abusos sexuais e crimes de feminicídio. A frente parlamentar presidida pela deputada Cristina Almeida já vinha mantendo entendimentos com a prefeitura local e com a Delegacia Geral de Polícia Civil através de visitas ao município e de uma reunião com o Delegado Geral em Macapá há cerca de um mês.

Após a reunião ocorrida no gabinete do Prefeito, a comitiva da frente parlamentar visitou o terreno onde será construída a delegacia e o prédio. A mesma deverá funcionar em caráter provisório até que a obra seja concluída. Em seguida, os membros das comitivas visitaram o Conselho Tutelar, sendo recepcionados pelas conselheiras Brenda Oliveira de Souza e Rosana Barbosa Leal, que preside interinamente o órgão.

O delegado Uberlândio, reconheceu que a instalação da DPC está condicionada à convocação dos classificados do último concurso público cujo prazo de validade ainda se encontra vigente. Mas ele assegurou que no prazo máximo de 90 dias, esse processo se inicia. De antemão, sinalizou duas ações da polícia civil: um mutirão da PC a cada 15 dias para o atendimento ao público de todos os tipos de ocorrências no município e a fiscalização para verificar as infrações cometidas pelos cidadãos. Tais medidas são conquistas contabilizadas num curto prazo e que foram comemoradas pela frente parlamentar, pela prefeitura e moradores de Itaubal.

Segundo Cristina Almeida, a instalação de uma delegacia de polícia civil é uma reivindicação antiga da comunidade de Itaubal. "Agora, graças à atuação da frente parlamentar, das autoridades locais, lideradas pelo prefeito Serafim, e do delegado geral da Polícia Civil, Dr. Uberlândio, que aqui representa o governo do estado, caminha para se tornar uma realidade o mais breve, garantir a segurança da população e contribuir para a redução dos índices de violência em todo o município?, concluiu.


Fotos: ascom Dep. Aldilene Souza.

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS