Por Everlando Mathias
06/08/2019 - 14:28:39 - atualizado em 06/08/2019 às 14:30:37

Comissão de Saúde aprova Semana Estadual das Práticas Integrativas e Complementares

05

Na primeira reunião ordinária, após o recesso parlamentar do mês de julho, os deputados da Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dr. Negrão (PP), retomaram na manhã desta terça-feira (6/8/2019), as atividades. Na pauta, a discussão sobre o projeto de Lei 0075/2019- AL, de autoria do presidente da comissão, que institui no Amapá a Semana Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). 

De acordo com o autor, o projeto tem por objetivo divulgar as práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as normas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Estado do Amapá. 

Ao discutir o parecer, o relator do projeto deputado Dr. Jaci (MDB) observou que não consta a data determinada para a realização da semana proposta no projeto. ?Eu sugiro que o projeto retorne, e sua assessoria técnica acrescente a data?, frisou o deputado, destacando que o projeto beneficia a saúde pública, principalmente, na prevenção, educação e qualificação dos servidores da área.
 
O deputado Dr. Negrão, agradeceu pela observação e prometeu corrigir o texto. O parlamentar explicou que o atendimento já é realizado pelo Estado. Essas práticas estão entre os tratamentos disponibilizados na Atenção Básica em dez municípios que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.

As terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais.
 
Além de aprovarem o parecer do projeto, os parlamentares ampliaram os debates sobre o atual quadro da Saúde no Estado, onde foi feito um resumo dos problemas que refletem diretamente no bom funcionamento dos hospitais públicos do Amapá.


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS