Por David Diogo
13/08/2019 - 00:11:59 - atualizado em 13/08/2019 às 00:12:24

Assembleia Legislativa integra sessão especial em homenagem à Fazenda da Esperança

01

A primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputada Telma Gurgel (PL), representou a Casa de Leis estadual na sessão especial em homenagem à Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica dedicada à recuperação de dependentes químicos. A sessão, realizada nesta segunda-feira (12/8/2019), no Senado Federal, foi requerida pelo senador licenciado Eduardo Gomes (MDB/TO) e presidida pelo senador Siqueira Campos (DEM/TO).

?Estou muito feliz pela homenagem do Congresso Nacional a essa entidade tão importante e que já faz parte da vida de tantos brasileiros, transformando vidas. O Amapá é agraciado com uma unidade da Fazenda da Esperança, graças, também, a articulação da Comissão de Direitos Humanos da Casa, que sempre esteve empenhada para que esse sonho, na época, se tornasse hoje realidade, com pouco mais de um ano em funcionamento, mas já escrevendo sua história de sucesso?, disse Telma Gurgel.

A sessão especial contou com a presença do fundador da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel, do presidente internacional da entidade, padre Luiz Menezes, além de diretores, colaboradores e acolhidos. ?É bonito ver iniciativas como esta, que transforma vidas de tanta gente espalhada pelo mundo. No nosso estado, a semente foi plantada e, com pouco tempo, já é possível ver os resultados. O Parlamento estadual, graças ao presidente Kaká Barbosa [PL], vem fazendo a sua parte, desempenhando o lado social, ajudando entidades filantrópicas. E a Fazenda da Esperança é uma delas, tem um pouco da Assembleia Legislativa nesse contexto de implantação, e não tenho dúvida de que vem mais coisas boas por meio de parcerias com o poder Legislativo?, ponderou a deputada Telma Gurgel.

A Fazenda da Esperança

Com quase 40 anos de fundação, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos, de reabilitação de toxicodependentes de álcool e drogas, como também de jogos e outras dependências. Considerada a maior obra da América Latina com essa atividade de ajudar milhares de famílias, ela está presente em 22 países. No Brasil, conta com 130 unidades e com o apoio de voluntariados. Seu trabalho se baseia no tripé convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.

A metodologia adotada proporciona aos acolhidos a encontrarem suas vocações, e muitos deles acabam integrando a Associação Internacional de Fiéis, conhecida como a Família da Esperança. São eles - que por meio de missões - levam aos jovens do mundo inteiro a esperança e a palavra de Jesus Cristo.

No Amapá

A primeira unidade da Fazenda da Esperança no estado amapaense foi inaugurada no dia 22 de julho de 2018 e está localizada entre Macapá, Santana e Mazagão. O nome do projeto presta uma homenagem ao arquiteto Marco Liva, da Fundação Marcelo Cândia. A unidade tem capacidade atual para abrigar 22 pessoas, e, por enquanto, somente homens. Eles produzem biscoitos para vender durante as missas em igrejas de Macapá e Santana, os dois maiores municípios do Amapá. Além dos cuidados com o espaço, a rotina dos frequentadores é marcada por momentos de oração e cuidados com o mascote da Fazenda, um cachorro de estimação do local.

Fotos: Adriana Montel
Assessoria de Comunicação
Gabinete Deputada Telma Gurgel
Primeira vice-presidente da Alap

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS