Por Eloisy Santos
18/08/2019 - 12:22:04 - atualizado em 18/08/2019 às 12:22:37

Caminho Empreendedor capacita mulheres para produção de cupulate artesanal

01

De 12 a 16 de agosto, o mandato da deputada estadual Marilia Góes (PDT), através do projeto Caminho Empreendedor, esteve no Distrito do Cachaço, em Serra do Navio, capacitando cerca de 60 mulheres para produção de Cupulate - chocolate artesanal derivado da amêndoa do caroço de cupuaçu.

A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), e abordou conservação, armazenamento, moagem, neutralização, saborização com licor de chocolate, açúcar mascavo e água; e cozimento, até se chegar ao cupulate artesanal.

Conforme explicou o técnico em Alimentos Ronaldo de Lima, que ministrou a capacitação, do cupulate é possível fazer bombom, bolos, biscoitos doces e salgados, pães, ganache para cobertura de bolos, dentre outros produtos.
Uma das participantes foi Francimar Santos. Ela relatou que o curso era muito aguardado pelas mulheres do Cachaço. ?Em breve, pretendemos organizar uma cooperativa e todo o Amapá vai conhecer e adquirir os produtos feitos por nós?, estimou Francimar.

Financiamento

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) também foi parceira da ação e ofertou, além da palestra sobre acesso ao crédito, o cadastramento de mulheres para financiamento. Foram aprovados 15 cadastros, e os demais foram colhidos para serem analisados em Macapá.

A deputada Marilia Góes lembrou que essa capacitação foi uma demanda levantada pelas mulheres e acolhida pela equipe em visitas anteriores à comunidade.

?Através dessa capacitação, o caroço do cupuaçu antes descartado, se torna matéria-prima e possibilita geração de renda a essas mulheres. Nosso compromisso é justamente oportuniza-las. Tenho certeza que elas farão bom uso do conhecimento adquirido?, frisou a deputada Marilia Góes.

Além da oficina de cupulate, as mulheres também foram qualificadas em outras áreas, como o Associativismo e Cooperativismo, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR); e Noções de Vigilância Sanitária, em parceria com o município de Serra do Navio.


Fotos: Ascom Gab. Dep. Marilia Góes

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS