Por Everlando Mathias
21/08/2019 - 15:47:29 - atualizado em 22/08/2019 às 15:15:34

Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa participará de encontro em Saint George

02

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (21/8/2019), no plenário da Assembleia Legislativa, no prédio do Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE) aprovaram a participação na solenidade de inauguração do espaço Francófono da Universidade Federal do Amapá (Unifap), vinculado à Rede da Francofonia nas Américas que será realizado no dia 22 deste mês, às 10h.

O programa reúne as instituições membros da Agência Universitária da Francocofonia (AUF) com o fim de promover o intercâmbio acadêmico, cultural e cientifico, além de proporcionar a difusão de expertise e iniciativas empreendedoras entre discentes, técnicos e docentes-pesquisadores francófonos.

Na mesma pauta, foi aprovada a participação da CRE no lançamento do Programa de Qualificação para Exportação do Núcleo Operacional do PEIEX Macapá, que ocorrerá às 8h do, dia 05 de setembro, quando será apresentado as 50 empresas do Amapá, que receberão qualificação, através de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira, assinada entre a Fundação de Amaparo à Pesquisa no Amapá (FAPEAP) e a Agência Brasileira de Exportação e Investimentos (APEX-Brasil).

?É um programa para o fortalecimento das empresas locais com potencial de exportar. Estaremos convidando o Diretor Presidente da FAPEAP, Genivaldo da Silva Sanses, para prestar esclarecimentos na próxima reunião da comissão?, frisou a presidente da CRE, deputada Cristina Almeida (PSB), sugerindo a criação de um espaço no site da Casa, como forma de incentivar as empresas a participarem. ?É nosso interesse que as empresas estejam capacitadas, para participarem desse intercâmbio na fronteira?, destacou a deputada.

Participaram da reunião os deputados Jaci Amanajás (MDB), Jaime Perez (PTC) e Paulo Lemos (Psol).
Também foi discutido sobre o encontro Preparatorio da Comissão Mista Transfronteiriça, realizado no mês de julho auditório do Sebrae/AP e fecharam detalhes sobre a realização do encontro preparatório para o segundo Encontro Transfronteiriço em Saint George que acontecerá dia 06 de setembro deste ano.


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS