Por Eloisy Santos Gab. Dep. Marilia Góes
23/08/2019 - 15:56:26 - atualizado em 23/08/2019 às 15:59:07

Famílias autistas participam do ?Cine Mundo Azul?, sessão de cinema adaptada

03
Atendendo à Indicação Nº 1095/19 AL, de autoria da deputada estadual Marilia Góes (PDT), o cinema Moviecom Macapá Shopping realizou, nesta sexta-feira (23/8/2019) o ?Cine Mundo Azul?. Uma sessão de cinema inclusiva, adaptada à crianças e adolescentes autistas, da qual participaram cerca de 170 pessoas.

Foi feita a exibição do filme infantil Toy Story 4. Respeitando a neurodiversidade e as necessidades sensoriais dos autistas, a sala de cinema foi adaptada, permanecendo com as luzes levemente acesas, o som mais baixo e a plateia ficou livre para se movimentar, falar, interagir.

Herinaldo Nascimento e Katiuscia Silva são pais da Evelin Silva. Aos 16 anos da filha, essa foi a primeira vez que a família assistiu a um filme no cinema. ?Um momento ímpar que pudemos desfrutar em família. Nossa filha se divertiu, se sentiu bem, acolhida, e nós ficamos felizes. Ações como essa precisam ser multiplicadas?, externou Herinaldo.

A deputada Marilia Góes enfatizou que, adaptar o espaço, o som, a iluminação de acordo com a necessidade sensorial de um autista é uma demonstração de respeito.

?O autismo é uma causa pela qual eu luto. Sobretudo para que eles tenham seus direitos garantidos. Não há satisfação maior do que ver a felicidade estampada no rosto de cada autista e de sua família nesse momento de lazer e inclusão?, reforçou Marilia Góes.


Fotos: Ruan Alves Gab. Dep. Marilia Góes

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS