Por Everlando Mathias
28/08/2019 - 08:39:23 - atualizado em 05/09/2019 às 09:14:09

Comissão de Saúde destaca visitas aos Hemoap e CAF

02

Em reunião realizada na quarta-feira (27/8/2019), membros da Comissão de Saúde (CS) relataram as visitas realizadas em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), ao Hemoap e a na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), ambos do Governo do Estado.

O deputado Dr. Jaci (MDB), presidente da CDH, destacou que mais de 40 mil pessoas estão cadastradas como doadores de sangue, mas apenas cerca de nove mil são permanentes. "Mesmo esse número sendo distante, os homens doando quatro vezes ao ano e a mulher três ao ano, dá pra manter o estoque de sangue no Hemoap", garante o Dr. Jaci, que por mais de 20 anos foi diretor da instituição.

O deputado também citou a dificuldade de atendimento encontrada pelas pessoas portadoras de anemias falciforme, quanto a realização de exames.

Segundo a diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, apenas uma profissional, dispõe de apenas de quatro horas de trabalho para atender a demanda. O parlamentar sugeriu que a instituição habilite mais um médico para a realização dos exameso.

Outro ponto considerado positivo pelos membros das duas ccomissões, foi o número de doadores de medula óssea cadastrados no Estado, cerca de 27 mil pessoas, sendo que desse total, nove pessoas foram compatível.

Atualmente, a chance de um paciente que necessite de transplante de medula óssea encontrar um doador compatível é de mais de 90%. E essa compatibilidade pode ser de 1 para 100 mil e até mais, dependendo da etnia. "Um serviço criado recente no Estado, já detêm essa ótima estatística, podendo ajudar pacientes de outros estados", destacou Dr. Jaci.

Os problemas identificados na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), como a falta de refrigeração no almoxarifado e a falta de pagamento aos fornecedores de medicamentos, também foi exposto na reunião da Comissão de Saúde.

De acordo com informações da coordenadora da CAF, Andréa Karla Lacerda, são necessários a instalação de dez centrais de ar, mas no momento apenas três estão instaladas e uma funcionando. "Está muito sério o problema de armazenamento de medicamentos na CAF", frisou Dr. Jaci, informando que as comissões de Direitos Humanos e a de Saúde, estarão encaminhando ofício ao secretário estadual de Saúde, solicitando que o Estado tome urgentemente providências quanto ao problema na CAF.

Na próxima segunda-feira, dia 2 de Setembro a comissão de Saúde, estará cumprindo o calendário de visitas às unidades de saúde do interior do Estado, começando pelos municípios de Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio. "Vamos conhecer a realidade que estes municípios enfrentam na questão saúde pública", justifica o presidente da CS, deputado Dr. Negrão (PP).

A pedido dos prefeitos dos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, a comissão deverá está no mês de outubro visitando as unidades destas localidades. "De acordo com informações do gestor municipal de Vitória do Jari, apenas dois médicos atendem na Unidade Básica de Saúde, e não funciona à noite", destacou Dr. Negrão.

Durante a reunião a comissão aprovou parecer dos seguintes projetos: Projeto de Lei de autoria da deputada Telma Nery, que institui a Política de Diagnósticos e Tratamento da Síndrome da Depressão na rede pública de saúde do Amapá. Projeto de Lei de autoria da deputada Alinny Serrão, que veda qualquer discriminação a criança e ao adolescente com autismo, deficiência física e intelectual ou doença crônica nos estabelecimentos de ensino, creche ou similares, em instituições públicas e privadas.

Os membros da Comissão, também aprovaram os pareceres dos projetos de Lei, de autoria do deputado Dr. Furlan, que institui o Plano de Enfrentamento e Prevenção da Automutilação e do Suicídio a ser implementado no Estado e o projeto que dispõe sobre a constitucionalização da "Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer do aparelho digestivo no Amapá".

Participaram da reuniao os deputados Paulinho Ramos, vice-presidente da CS e Dr. Victor.


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS