Por Everlando Mathias
12/09/2019 - 08:45:27 - atualizado em 10/12/2019 às 11:14:26

CRE encaminha expediente ao Governo Federal pedindo a implantação de Fusion Center, na fronteira

07

A segurança na Fronteira Brasil/França (Oiapoque e Saint-Georg), foi tema de debate na última reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE), da Assembleia Legislativa do Amapá, na quarta-feira (11/9/2019), no plenário provisório no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço.

Os membros da comissão, deputados Paulinho Ramos (PL) e DR. Jaci (MDB), sob a presidência da deputada Cristina Almeida (PSB), debateram sobre a implementação na Foz do Iguaçu (PR), divisa do Brasil com a Argentina, do projeto piloto ?Centro Integrado de Operações em Fronteiras? ? Fusion Center, inspirado no modelo norte-americano e coordenado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que terá como objetivo fortalecer o combate ao crime organizado, integrando o trabalho operacional e de investigação dos órgãos de controle e investigação.

Com a aprovação dos demais membros, será enviado oficio ao Governo Federal, para que estude a possibilidade da implantação de um Fusion Center, na fronteira do Brasil com a França. ?Nós precisamos de um fusion center aqui?, frisou da deputada, destacando, que todos os órgãos de proteção do Governo do Estado e Federal estão instalados no município de Oiapoque.

De acordo com o projeto o escritório de inteligência na fronteira, vai integrar o trabalho operacional e dos órgãos de controle e investigação. ?Cada instituição tem suas ferramentas e o Fusion center vai ser um catalizador disso?, explica o coordenador-geral de combate ao crime organizado da Seopi, Wagner Mesquita.


Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS