Por Everlando Mathias
26/09/2019 - 15:50:26 - atualizado em 27/09/2019 às 09:21:21

Deputados discutem sobre demandas e apontam o caminho para o desenvolvimento de Itaubal

08

Itaubal (AP) - Os deputados que compõem a Comissão de Meio Ambiente (CMA), da Assembleia Legislativa, discutiram no município de Itaubal do Piririm, temas relacionados a pasta e, também, ações que visam melhorias para a região.

Na quarta-feira (25/9/2019), os deputados Dr. Victor Amoras (Rede), presidente da CMA e as deputadas Telma Gurgel (Podemos) e Telma Nery (PSDB), ambas membros da comissão, estiveram reunidos com o prefeito José Serafim Picanço filho, que expôs as principais necessidades do município aos parlamentares.

José Serafim Picanço Filho, citou que Itaubal precisa de atenção na área de saúde, infraestrutura e saneamento básico. "Há mais de 20 anos que ás ruas da sede não recebe uma camada asfaltica", revelou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal aproveitou para solicitar o apoio dos deputados para à aquisição de uma ambulancha para atender as comunidades ribeirinhas, e a compra de uma ambulância equipada para assistir os moradores da sede da cidade.


De acordo com o prefeito, apenas duas ambulâncias estão à disposição do município para atender toda a região, o que não é suficiente.

Após receber a demanda, o deputado Dr. Victor, disse que será incluído na emenda impositiva do próximo ano o recurso para a compra da ambulância. "Como médico, sei da importância de um bom atendimento. Como deputado, estarei trabalhando em prol da saúde da população de Itaubal", disse o deputado.

A distribuição de água tratada tem sido um desafio, principalmente nas comunidades. "A prioridade no momento é a instalação de duas torres para caixa d'água de 10 mil litros nas comunidades do Carmo do Macacuari e Rio Jordão", informou José Serafim.

A deputada Telma Nery, garantiu apoio ao prefeito quanto a aquisição da verba para a construção das torres, cerca de R$ 75 mil cada. ?É preciso ter qualidade na entrega da água aos munícipes?, disse Telma Nery. A deputada também ressaltou a importância de recursos para o desenvolvimento. ?Recebemos as solicitações e vamos avaliar cada item, onde estaremos destinando recursos para suprir as necessidades de cada área. Essas melhorias trarão grandes benefícios aos moradores de Itaubal?, completou a legisladora.

Durante a reunião, a deputada Telma Gurgel, discutiu a construção de um porto, entre as cidades de Macapá e Itaubal, na região conhecida como Pau Cavado, defendida pela Praticagem do Amapá.

Segundo explicações do vice-presidente mundial da Praticagem, Ricardo Falcão, as principais vantagens do Pau Cavado são as profundidades sem necessidade de drenagem (de até 30 metros) e o espaço do canal para giro de navios de 400 metros de comprimento, sem o auxílio de rebocadores.

"Além de facilitar o escoamento da produção de grãos, minérios e outros produtos com maior rapidez para a Ásia, Europa e restante da América, o porto vai alavancar a economia de Itaubal, que hoje gira em torno da agricultura e a pecuária, sendo que a agricultura é de subsistência, com culturas diversificadas", explicou a deputada.

Participaram da reunião Josué Viana, que ocupa as pastas de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Turismo e Transporte, secretário de Finanças, Salomão Viana da Silva e o chefe de gabinete, Ailton Bruno Liberato Cruz.


Fotos: Everlando Mathias

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS