Por Everlando Mathias
26/09/2019 - 17:56:19 - atualizado em 01/10/2019 às 09:16:40

Comissão de Meio Ambiente visita lixão em Itaubal e atende demanda da prefeitura

IMG-20190926-WA0061

Itaubal (AP) - A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que investiga as causas e consequências do uso e permanência dos lixões no Estado, esteve nesta quinta-feira (26/9/2019), no lixão, em Itaubal do Piririm.

Distante quatro quilômetros da sede, na AP-340, que acesso a cidade, a área recebe cerca de 10 toneladas de lixo por dia da área urbana e de mais seis comunidades. Mesmo sem estrutura, o lixão obedece os moldes de um aterro sanitário.

O presidente da CMA, deputado Dr. Victor (Rede), adiantou que não encontrou falhas que possam causar danos ambientais. "Mesmo com poucos recursos, fazemos todo o processo de um aterro sanitário", contou o secretário municipal de Meio Ambiente, Josué Viana.

Para fazer o trabalho, o secretário disse que dispõe de apenas de um trator de rodas (Jerico), uma retroescavadeira e uma caçamba, que faz todo o serviço da prefeitura, incluindo a coleta do lixo doméstico, realizada três vezes na semana.

De acordo com o Josué Viana, para realizar um serviço de qualidade é necessário um trator de esteira ( D-8 ou D-4), um rolo compactador e um caminhão coletor de lixo.

Segundo o prefeito de Itaubal do Piririm, José Serafim, o município será contemplado com algumas máquinas, por meio de concessão do Ministério da Defesa, por intermédio de articulações do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM).

"Devemos receber um caminhão coletor de lixo, um trator de esteira e um rolo compactador até o final do mês de fevereiro de 2020, segundo informações do senador Davi Alcolumbre", informou.

A deputada Telma Gurgel (Podemos), colocou-se à disposição para intermediar a busca de recursos junto a bancada federal amapaense, em Brasilia. "Em relação à coleta de lixo e o lixão em relação a outros municípios, o prefeito de Itaubal está de parabéns pela gestão de apenas um ano e oito meses", elogiou a deputada Telma Nery.


Fotos: Everlando Mathias

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS