04/10/2019 - 10:29:01 - atualizado em 04/10/2019 às 10:30:47

Legislativo compõe discussão sobre assistência e qualidade de vida dos povos indígenas

09

O Legislativo Amapaense foi representado pela deputada estadual Marilia Góes (PDT) durante reunião conduzida pelo governador em exercício, Jaime Nunes, nesta quinta-feira (3/10/2019), para discutir melhorias na assistência aos povos indígenas em diversas áreas e políticas públicas. O encontro compôs a agenda, no Amapá, da secretária Especial de Saúde Indígena, Silvia Waiãpi; e da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sandra Terena.

Uma das pautas principais foi a homologação das pistas de pouso em território indígena. Ficou definida a primeira etapa de alinhamento das equipes do Governo Federal e do Governo do Amapá, que deve iniciar em 14 de outubro. Posteriormente, será traçado o cronograma para execução dos trabalhos em campo.

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na Região Norte 11 pistas precisam ser homologadas ? localizadas em áreas do Pará e Amapá. São elas: parapará, pururé, kumarumã, ananapiré, kumanê, xiuxuiumene, matawaré, santo antônio, yawa, urunai e kuxaré.

Silvia Waiãpi pontuou que as homologações devem impactar positivamente no acesso dos indígenas às políticas públicas, fundamentalmente as relacionadas à saúde e assistência, uma vez que será facilitado o acesso de profissionais que os atendem nessas áreas.

O governador em exercício, Jaime Nunes, reforçou que o Estado colocará as equipes e aeronaves da Segurança Pública à disposição deste trabalho. ?É de nosso total interesse e disposição atuar de forma conjunta para que esse empasse seja o quanto antes resolvido?, reforçou.

A deputada Marilia Góes destacou que a qualidade de vida dos povos indígenas deve ser priorizada. ?Parabenizo os Executivos Federal e Estadual por essa demonstração de cooperação. Os povos indígenas merecem todo o empenho, respeito e compromisso de nós, agentes públicos, responsáveis pela construção das políticas públicas que lhes são de direito?, frisou a parlamentar, colocando o Legislativo amapaense à disposição da comunidade indígena.


Fotos: Ruan Alves

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS