07/10/2019 - 15:37:26 - atualizado em 07/10/2019 às 18:32:15

Grupo busca apoio para garantir assistência aos pacientes de câncer, em tratamento na Unacon

01

Em 2016, um grupo de mulheres se conheceu em uma clínica oncológica do Amapá. Na época, todas tinham o diagnóstico de algum tipo de câncer, e começaram a conversar, compartilhando experiências e dando forças para enfrentar o tratamento. De acordo com elas, a troca de informações e o apoio das novas amigas foram alguns dos melhores remédios na luta contra a doença.
 
Dois anos depois, surgiu a ideia de fundar o grupo batizado de Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Pouva), criado por pessoas que se conheceram durante tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Hoje, quase 80 pessoas fazem parte do grupo, entre mulheres e homens.
 
"Durante o tratamento, a gente se sente perdido no meio do mundo, pensa que só a gente tem essa doença. Com o grupo, descobre que não. O que eu estou passando, outra pessoa também está. Compartilhar as dores e as vitórias é um estimulo para superar aquela fase", afirmou a Operadora de Caixa, Leia Laerte, uma das primeiras integrantes diagnosticada com câncer de mama em 2017.
 
Sem apoio financeiro do poder público, o grupo conta com a doação de voluntários, para realizar no próximo dia 18, como parte da programação do Outubro Rosa, um evento dentro da Unacon, com a distribuição de brindes, material de higiene pessoal e palestras de incentivo aos pacientes de câncer.
 
?Falamos sobre a importância de nos sentir bonitas durante o tratamento: Usar ou não lenço ou peruca. Reconstruir ou não a mama e sexualidade?, contou outra integrante, Luzia Paula da Silva Campos, auxiliar administrativa, diagnosticada há três anos com câncer de mama.
 
Há dois anos, o grupo realiza um ensaio fotográfico com mulheres portadoras de câncer. O trabalho deste ano, reuniu cerca de 20 fotógrafos e quase 30 mulheres no Museu Sacaca. As fotografias vão resultar em um calendário para o ano de 2020, com o tema: Temos pressa.
 
Durante entrevista na manhã desta segunda-feira (7/10/2019), no Programa Bancada Feminina, da Rádio Assembleia 93,9FM, o grupo recebeu apoio da deputada Edna Auzier (PSD). ?Vamos lutar para que seja cumprida as leis que beneficiam os portadores de câncer no Estado?, destacou a parlamentar.
 

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS