Por Eloisy Santos
08/10/2019 - 16:52:15 - atualizado em 08/10/2019 às 16:52:57

Roda de conversa aborda políticas públicas e direitos da pessoa autista

04

A equipe técnica do mandato da deputada estadual Marilia Góes (PDT) promoveu uma roda de conversa com familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ocasião foi de elencar os avanços e discutir o que ainda precisa ser feito no que se refere às políticas públicas para assegurar direitos à pessoa autista. Os familiares ainda expuseram as dificuldades do dia-a-dia, mediante a neurodiversidade, no que se refere à saúde, educação, assistência, lazer e outros.

Participaram do encontro cerca de 20 pessoas, dentre elas mães de pessoas autistas. Rayanne Rodrigues foi uma delas. Ela externou sua satisfação com o momento.?Encontros como esse nos proporcionam troca de conhecimento, experiências e dores. Momento que sabemos que ninguém vai nos apontar o dedo, olhar com preconceito. Mães de autistas precisam de oportunidades assim, de extravasar sentimentos, obter orientação e expor o que ainda sentimos necessidade de ser feito para que nossos filhos tenham mais qualidade de vida?.

O encontro também contou com a participação de profissionais da psicologia, psicopedagogia e fonodiaologia.

?Essa escuta ativa é uma prática fundamental, que sempre norteou as proposituras do nosso mandato para a garantia de direitos e a inclusão social dessas pessoas. Essa é uma causa pela qual lutamos. Nossos autistas e suas famílias merecem nossa atenção, respeito e compromisso?, frisou a deputada Marilia Góes.

Fotos: Ruan Alves

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS