Por Emerson Renon
22/10/2019 - 09:54:32 - atualizado em 10/12/2019 às 11:25:00

Assembleia debate a qualidade do ensino público, principalmente nos interiores do Amapá

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"O ideb das escolas dos interiores é muito baixo". Foi assim que o deputado Charly Jhone (PL), resumiu o quadro da educação nos municípios de Calçoene e Oiapoque, no extremo no norte do Amapá, após visita naquela região. "Infelizmente o quadro é preocupante, escolas sem laboratório, sem computadores, mesmo estando em plena era digital, cadeiras em madeira, é preciso intervir para mudar o atual quadro das instituições de ensino nestas duas cidades", contou o parlamentar.

A visita em Calçoene e Oiapoque ocorreu na semana passada (três dias). O parlamentar, que preside a Comissão de Educação da Casa, teve a companhia da deputada Telma Gurgel (Podemos).

De acordo com o legislador, todo material coletado durante a visita, irá compor o relatório a ser apresentado ao Governo do Estado e a secretária estadual de Educação, Maria Gorete, para saber o qhe está ocorrendo, uma vez que os diretores asseguram que, encaminham por meio de ofício, sobre os problemas que enfrentam.

08"Precisamos saber o que de fato está acontecendo, não queremos culpar ninguém e nem tampouco estamos caças às bruxas, mas é necessário saber se a secretária tem conhecimento sobre os problemas que as escolas enfrentam", destacou.

Outra situação apresentada é quanto a falta de merenda, situação comum em todas as escolas dos dois municípios. "Em todas as escolas visitadas pela comissão não estavam fornecendo merenda aos alunos", disse Charly Jhone.

"Todas as dificuldades apresentadas pela comissão retardam o aprendizado, o aluno sempre acaba sendo o maior prejudicado, até porque quando não há merenda o estudante é liberado mais cedo e são minutos que somados ao longo do ano representam dias que ele ficou sem ter determinados assuntos", destacou o deputado Dr. Jaci (MDB).

A gente precisa ter um diagnóstico ampliado sobre a real condições do ensino público. "A criança foi alfabetizadana idade correta?", indagou o parlamentar. O questionamento é com base nos dados que 80% das crianças no Amapá não são alfabetizadas na idade correta.

O melhor ideb do Amapá está no Bailique, mesmo com todas ks problemas que as instituições enfrentam. "Isso mostra que alguns municípios poderiam ter alcançado medias melhores, então, precisamos compreender o que de fato acontece com a nossa Educação",

O assunto foi amplamente debatido no plenário da Casa. Todos os parlamentares participaram e debateram o assunto e compreenderam sobre a importância de realizar um encontro estadual para discutir o tema com a participação de dos senadores, deputados federal e estadual, prefeitos, secretários de educação, professores e aluno.

Fotos: Kitt Nascimento | Emerson Renon

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