Por Emerson Renon
23/10/2019 - 09:31:58 - atualizado em 10/12/2019 às 11:26:47

Assembleia debate potencial econômico de Oiapoque, no extremo norte do Amapá

17

"Potencial adormecido". Foi como o deputado Júnior Favacho (DEM) descreveu o município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, após visitar a região e conhecer de perto as riquezas e a potencialidade que há e o quanto a cidade pode contribuir para o fortalecimento econômico do Estado.

O posicionamento ocorreu durante o grande expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira (23/10/2019). O parlamentar questionou o funcionamento da ponte binacional que liga Oiapoque (Brasil) a Saint-Georges (França), que vai até às 18h. O tempo é considerado pequeno para o grande volume de pessoas que deixam a Guiana Francesa em direção ao Oiapoque.

"Quanto mais eles vêm para a cidade, maior é o volume de circulação de renda na região e quando há restrições, a tendência é haver redução no tráfego de pessoas e consequentemente queda na circulação da moeda, no caso Euro", disse o deputado Júnior Favacho.

Segundo o legislador, a cidade de Oiapoque passa ter um grande potencial para a comercialização de produtos para a Guiana Francesa. O vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Dr. Jaci (MDB), reconheceu há necessidade de um maior envolvimento tanto do Legislativo quanto do Executivo.

"O horário de funcionamento da ponte deve ser revisto, há a necessidade de se ampliar o horário para que todos possam suas compras com calma; eles vêem aqui atrás da nossa carne e de outros produtos porque lá, em Caiena, é muiyo mais caro", ressaltou o parlamentar.

O líder da oposição na Casa, deputado Paulo Lemos (Psol), voltou a cobrar a instalação das lojas free shops em Oiapoque, considerada cidades-gêmeas. A cidade íntegra as 32 cidades beneficiadas com as lojas de fronteira, um mercado novo que pode fortalecer ainda mais a economia da região e do estado.

Fotos: Kitt Nascimento

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS