Por Eloisy Santos
24/10/2019 - 15:49:49 - atualizado em 24/10/2019 às 16:44:07

Propositura da deputada Marilia Góes resulta em 2ª sessão de cinema inclusiva ao TEA

01

Atendendo à indicação Nº 1095/19 AL, de autoria da deputada estadual Marilia Góes, o cinema Moviecom ? Macapá Shopping, realizou nesta quinta-feira (24/10/2019), o 2º Cine Mundo Azul, sessão de cinema gratuita, inclusiva a crianças, adolescentes e adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Um público de cerca de 180 pessoas com TEA, acompanhadas de seus responsáveis, assistiram ao filme infantil ?O Abominável?. A escolha foi feita a partir do diálogo com a comunidade autista.

A sessão foi completamente adaptada à sensibilidade sensorial e comportamental das pessoas autistas ? o som mais suave, as luzes ligadas, e a liberdade de se movimentar durante o evento.

Norana Mendonça, mãe do Luiz Otávio, de 3 anos, relatou como foi a sua primeira experiência no cinema com o filho. ?Nesse momento, qualquer necessidade que meu filho tenha, ele vai ser compreendido e vai estar se preparando para, a qualquer momento, participar dos demais espaços sociais que lhes são de direito. Essas crianças um dia se tornarão adultos, e precisam que até lá, a sociedade seja mais inclusiva e respeitosa?, frisou.

A deputada Marilia Góes reconheceu e parabenizou a iniciativa da empresa e do shopping em oferecerem mais uma sessão gratuita a esse público, abrindo mão de seu lucro para contribuir com uma sociedade mais inclusiva.

?Defendo que a pessoa autista e sua família também tem direito ao lazer e ao entretenimento, sem se preocuparem com olhares preconceituosos, e ficarem temerosos em passar por constrangimentos. Ações como essa promovem a mudança cultural e social que necessitamos. Seguimos na luta por um Amapá mais inclusivo e tolerante ao TEA?, reforçou a deputada Marilia Góes.

Fotos: Ruan Alves

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS