Por Everlando Mathias
29/10/2019 - 14:45:20 - atualizado em 30/10/2019 às 12:46:46

Deputados discutem temas de saúde e economia na sessão desta terça-feira, 29

05

Saúde pública e economia foram os temas de destaque no grande expediente e comunicações inadiáveis da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, desta terça-feira (28/10/2019). O deputado Jory Oeiras (DC), prestou homenagem a Associação de Prevenção e Assistência à Pessoa com Câncer de Santana (Associação de Amor), com Moção de Aplausos.

O presidente da associação, professor Nilson da Silva, usou a tribuna da Casa para expor os trabalhos que a associação realiza no município de Santana, quanto a ajuda aos portadores de câncer. "Essa Moção de Aplausos é o reconhecimento de todo o trabalho voltado para a população carente, principalmente os portadores da doença", ressaltou o homenageado.

Presidente da Associação de Amor, o professor se destaca pela luta constante em defesa das pessoas com câncer no município de Santana (AP) e na prevenção precoce do diagnóstico da doença.

09"Ele realiza um trabalho maravilhoso não só em Santana, mas em outras localidades, e tem lutado muito pela construção de um local apropriado para o tratamento do câncer", disse Jory Oeiras, que foi aparteado por vários parlamentares.

O deputado iniciou a luta em prol das pessoas com câncer quando descobriu que a esposa com a doença. Após um longo e doloroso tratamento em São Paulo.

A deputada Cristina Almeida (PSB), fez um balanço da audiência pública realizada na tarde do dia 25 deste mês, que debateu políticas para a inclusão de pessoas com epilepsia no Amapá.

O evento aconteceu em parceria com a Associação de Pacientes com Epilepsia do Amapá e a Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (Lanneu) da UNIFAP. A audiência teve como palestrantes a Profª Helane Magno, titular do Curso de Medicina da UNIFAP); Drª Márcia Loureiro (neuropediatra); e, o Dr. Isaias Fiuza Cabral (neurocirurgião e membro do CRM-AP).

O deputado Max da AABB (SD), destacou o problema financeiro que ora passa o Serviço Social do Comercio (Sesc) e dos trabalhos realizado, que atende o comerciário e fornece mais de 500 refeições dia a categoria. O parlamentar também chamou a atenção quanto a importância do Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac), na formação dos jovens que buscam um lugar no mercado de trabalho.

Com dados da Fecomercio, o deputado Max da AABB, destacou que apesar da crise mais de 900 empregos foram gerados no comércio este ano. O setor de serviço, apresentou números negativo, com mais demissão que contratação. ?O governo não paga as prestadoras de serviços, que não suportam a carga e gera esse ponto negativo?, frisou Max, acrescentando que o setor é responsável por 49% do PIB Nacional.

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS