Por Emerson Renon
06/11/2019 - 07:31:49 - atualizado em 12/11/2019 às 07:55:34

Oiapoque: problemas comuns para uma cidade que vivencia características brasileira e francesa

02

Oiapoque (AP) - Situada no extremo norte do Amapá, Oiapoque, com pouco mais de 22 mil quilômetros quadrados, aprendeu a conviver com a diversidade da cultura brasileira e francesa. Fronteira com a Guiana, a cidade ganhou um aliado importante para o fortalecimento da economia: o euro.

"O volume de venda aumentou consideravelmente; hoje, o comércio passou a depender mais do turismo do que propriamente do consumo interno, o volume de vendas é superior a 90%, graças aos franceses por conta das compras que fazem", ratificou a empreendedora, Kátia Conceição.

03Moeda que ajudou a aquecer o comércio de um município que não pára, um vai e vem, em terra e no rio. A religião sempre esteve presente e ajuda a encorajar os mais de 26 mil habitantes a enfrentarem, diariamente, todos os tipos de problemas: de infraestrutura, tráfico de drogas, de armas, de mulheres, prostituição infantil e violência doméstica. Questões que amedrontam uma sociedade que ainda tem dificuldades de reconhecer o direito da igaualde.

"As dificuldades são muitas, mas buscamos em Deus forças para superarmos todas as diferenças e seguirmos trabalhando para termos os nossos direitos garantidos e respeitados", sustenta a autônoma, Socorro Nunes.

Assuntos que pelos próximos três dias serão amplamente debatidos. O primeiro será sobre a prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes na área de fronteira. O outro, é referente ao segundo encontro Transfronteiriço de Mulheres que vai discutir o Trabalho da Mulher; Segurança Pública para as Mulheres, com ênfase a prevenção da violência doméstica e redução do feminicídio, Tráfico e Prostituição e Políticas Públicas para a Saúde da Mulher.

Temas considerados importantes para mudar a realidade de um município que luta bravamente para sustentar o estatus de que, realmente, aqui começa o Brasil.

Fotos: Kitt Nascimento

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS