27/02/2020 - 16:19:44

Deputado diz que o Carnaval 2020 foi um recomeço e se formata como produto turístico

04

Na retomada dos trabalhos no Parlamento Estadual depois do feriado prolongado, o deputado Júnior Favacho (DEM) ocupou a tribuna da Casa nesta quinta-feira (27/2/2020) para destacar que a retomada dos desfiles das escolas de samba do Amapá foi uma conquista para o conjunto da sociedade e que toda a crise gerada pelos quatro anos sem o espetáculo resultou na formatação de um produto econômico, com forte apelo turístico e cultural.

Ele ocupou seu tempo regimental do Grande Expediente da sessão deliberativa para fazer uma avaliação sobre os eventos da chamada Quadra Momesca. ?A cultura do nosso Carnaval, que precisou passar por uma paralisação de quatro anos, acabou tendo que se reinventar e buscar uma nova identidade?, disse o parlamentar.

Favacho destacou ainda que há quem defenda que assim como em cada estado o Carnaval possui uma identidade própria, como as micaretas da Bahia, as escolas de samba do Rio ou São Paulo, o frevo de Olinda e Recife, que o Amapá pudesse despertar para algo mais característico, único.

?Este ano, eu e minha família saímos mais uma vez no desfile do Bloco A Banda, então pudemos confirmar o quão democrático é essa manifestação cultural que sai pelas ruas de Macapá na terça-feira de Carnaval. Uma manifestação plural, democrática, onde todas as camadas sociais se encontram, então são iniciativas como essa que precisam ser valorizadas e fortalecidas cada vez mais?, disse.

Economia
O parlamentar foi aparteado por alguns depoimentos de seus pares, que corroboraram com sua manifestação na tribuna.

Favacho também falou de outras possibilidades econômicas. O pano de fundo lhe parece ser a falta de oportunidades para que pais e mães de família possam prover o seu sustento, com a dignidade do emprego e da renda.

?Daí nós hoje virmos a esta tribuna conclamar a todos para um esforço concentrado que vise destravar o nosso Estado das amarras da burocracia, da falta de celeridade dos nossos licenciamentos e do diálogo mais proativo com os investidores externos, pessoas e instituições que identificam as muitas vocações econômicas que o Amapá possui e que precisam ser explorados?, completou o deputado.

Ele disse serem muitas as possibilidades para se agregar valor a tanto potencial, seja na agropecuária, na mineração, nas atividades extrativas, mercado de eventos, no turismo e na cultura.

Por fim, agradeceu aos apoiadores e brincantes que acreditaram na proposta do bloco ?Amigos da Folia?, que saíram atrás do trio elétrico que foi especialmente preparado e que fez um grande arrastão no encerramento da Banda.

?Trata-se de uma proposta nova que com certeza veio para ficar. Muito obrigado a todos mais uma vez e que pudemos mostrar que a vida em comunidade pode produzir exemplos ao poder público, conjugando a frase que diz se não puder ajudar que pelo menos não atrapalhe. Viva o Carnaval do Amapá?, finalizou Favacho.

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS