Por Everlando Mathias
05/03/2020 - 15:50:26 - atualizado em 05/03/2020 às 15:50:45

Comissão de Educação da Alap discutirá em encontro estadual a realidade da educação no Amapá

02

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CEC) da Assembleia Legislativa discutirá a situação da infraestrutura dos alojamentos dos professores e das escolas públicas do Estado do Amapá. A iniciativa da comissão, presidida pelo deputado Charly Jhone (PL), foi aprovada na sessão da CEC realizada na manhã desta quinta-feira (05/03/2020) no plenário Deputado Dalto Martins, da Casa de Leis, com base nas denúncias de professores e alunos da rede estadual no interior.

Os membros deliberaram sobre a realização de um grande encontro estadual que acontecerá em Macapá (AP), com a presença da bancada federal do Amapá, deputados estaduais, secretaria estadual de Educação, prefeitos dos 16 municípios e secretários municipais de educação. A pauta foi proposta pelo presidente da comissão, deputado Charly Jhone, com a finalidade de elaborar um diagnóstico real da situação da educação no Amapá.

A precariedade dos alojamentos dos professores do módulo da rede estadual de ensino, também foi amplamente discutida na sessão da comissão.

?Recebemos diversas reclamações dando conta que alguns alojamentos não atendem a necessidade do professor?, destacou Charly Jhone, convidando os membros da comissão para discutir o problema com o Governo do Estado, e sugeriu a realização de uma audiência pública, para ouvir os envolvidos no sistema módulo de ensino, sobre as dificuldades enfrentadas no interior do Amapá. ?É problema antigo, mas precisamos buscar solução?, frisou a deputada Telma Gurgel (Podemos), colocando-se à disposição para discutir o assunto.

Com a experiência de ter assumido a comissão de Educação da Casa, o deputado Jaime Perez (PTC), colocou que conhece a realidade dos profissionais de educação no interior, onde várias escolas e alojamentos estão abandonadas. ?Esse problema deve ser discutido em audiências públicas nos municípios?, sugeriu Charly Jhone.

A deputada Luciana Gurgel (PL), sugeriu através de requerimento verbal e aprovado pela comissão, que seja enviado a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que realize estudo para ver a possiblidade da implantação de uma escola com gestão compartilhada Seed e Corpo de Bombeiros Militar, para a zona Sul de Macapá.

Fotos: Gerson Barbosa

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS