Por Everlando Mathias
17/03/2020 - 16:07:55 - atualizado em 17/03/2020 às 21:42:14

Deputados adotam medidas de prevenção para desacelerar a propagação do coronavírus

02

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (PL) suspendeu às sessões e os trabalhos da Assembleia Legislativa por 15 dias, a partir de quarta-feira (18/3/2020). A decisão foi tomada em sessão nesta terça-feira (17), após aprovação do requerimento - de autoria do deputado Dr. Furlan (Cidadania), que solicitava a paralisação das atividades por duas semanas - para prevenir a infecção e a propagação do Coronavírus (Covid-19) e preservar a saúde dos parlamentares, servidores e das pessoas que frequentam à Casa de Leis.

A suspeita da presença do vírus, foi amplamente discutida. A preocupação dos parlamentares é quanto a rede pública de saúde do município e do estado, que não estão preparadas para atender os acasos de Coronavírus.

?É uma doença grave que se alastra com muita facilidade e o risco de contaminação é muito grande?, alerta o presidente da Comissão de Saúde, da Casa, deputado Dr. Negrão (PP), informando que em visita às unidades de saúde, constatou deficiência no número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI?s) para atender os pacientes com sintomas mais graves do vírus.

?Observamos que existem apenas 10 leitos na rede estadual, sendo cinco no Hospital de Emergência (HE) e cinco no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), sem condições de absolver os pacientes graves, casos ocorram no Amapá?, preocupa-se o deputado Dr. Negrão.

No fim da sessão, o presidente Kaká Barbosa assinou o ato da Mesa Diretora que determina regras e protocolos de segurança, suspendendo as sessões e as atividades legislativas e administrativas. Com a decisão, apenas os serviços essenciais vão funcionar internamente.

?Peço aos deputados que estejam de prontidão para qualquer coisa. Vamos suspender para evitar a propagação do Coronavírus no âmbito da Assembleia Legislativa?, destacou Kaká Barbosa, acrescentando que a Casa vai observar a situação da pandemia durante os 15 dias.

Os parlamentares também aprovaram o requerimento verbal - em regime de urgência - de autoria do deputado Paulo Lemos (Psol), que cria uma comissão na Assembleia Legislativa, composta pelos deputados Jesus Pontes (PTC), Jack JK (Cidadania), Jory Oeiras (DC), Charly Jhone (PL) o e proponente deputado Paulo Lemos, para acompanhar os trabalhos do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, formado pelo Governo do Estado.

Foto: Kitt Nascimento

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS