Por Veículos de comunicação
19/03/2020 - 22:47:45 - atualizado em 21/03/2020 às 11:34:39

CORONAVÍRUS: O que todos precisam saber!

08

O mundo em alerta com a propagação do novo coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. A pandemia, como foi batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é conhecida como Covid-19. O Portal Assembleia fez um levantamento de tudo que já foi divulgado nos principais veículos de comunicação do país sobre o que você precisa saber sobre o Coronavírus: sintomas, transmissão, cuidados e possível cura.

O que é o coronavírus?
Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Causam infecções respiratórias e provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

Como acontece a transmissão?
De três formas:
Vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
Contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.

Os sintomas da doença?
Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Como prevenir à Covid-19?
Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Como lavar as mãos corretamente?
As mãos devem ser lavadas com água e sabão, ou higienizadas com álcool. A recomendação é que a higiene seja completa, inclua a parte inferior da ponta das unhas e alcance também a região do pulso.

Que produtos de limpeza matam o coronavírus?
O coronavírus pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão.

Qual a taxa de letalidade do coronavírus?
Até 12 de março, o novo coronavírus apresentava uma taxa média de letalidade de 3,6% até esta quinta-feira (12). Na China, o índice era de 3,9%, e, fora dela, 3,2%. A variação entre países pode ir de 0% a 6,6%, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estou com suspeita de infecção por coronavírus. Como devo proceder?
Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, o essencial, segundo a Organização Mundial da Saúde, é evitar sair de casa. O Ministério da Saúde recomenda ficar em repouso e tomar bastante água.
Se precisar sair, deve-se evitar circular em lugares fechados, com muitas pessoas e com pouca ventilação. É preciso entender que ir ao trabalho ou à escola com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença. Além disso:

O coronavírus tem cura?
Segundo a OMS, ainda não há cura e não há um tratamento medicamentoso definido. Mas, segundo o infectologista Queiroz, existe a chamada "cura espontânea", que ocorre quando o corpo reage à infecção.

Crianças ou adultos: quem corre mais risco ao ser infectado por coronavírus?
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, os grupos de maior risco são crianças menores de 2 anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais. O sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idade

Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das estimativas do período de incubação da Covid-19 varia de 1 a 14 dias, geralmente em torno de 5 dias.

Quanto tempo o novo coronavírus sobrevive em uma superfície ou no ar?
Um estudo publicado na revista científica "New England Journal of Medicine" em 17 de março afirma que o coronavírus consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço. Já em papelão, o vírus pode ficar por até 24 horas, enquanto na superfície de cobre dura 4 horas e em poeiras, 1,1 hora.

Fonte: Veículos de comunicação

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS