Por Simone Alves
31/07/2020 - 20:51:27 - atualizado em 17/08/2020 às 16:03:11

Parlamentares da Comissão da Covid-19 acompanham as ações de combate ao novo coronavírus nos municípios

02

Deputados da Comissão de Acompanhamento da Situação Orçamentária e Financeira das Medidas Relacionadas à Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Relacionada ao novo coronavírus da Assembleia Legislativa, iniciaram, nesta quinta-feira (30), um cronograma de visitas aos municípios do estado para acompanhar in loco as estratégias de saúde pública adotadas por cada órgão do executivo municipal.

Cutias do Araguari foi o primeiro município visitado pela comitiva, que incluía além dos deputados Max da AABB (SD), Edna Auzier (PSD), Paulinho Ramos (PL) e Cristina Almeida (PSB) as representantes da Secretaria de Saúde, Maracy Andrade, e da Superintendência de Vigilância em Saúde, Margarete Gomes.

?Somos o município com segundo maior índice de casos confirmados, mas um dos dois casos de óbito foi da técnica de enfermagem, Saionara Vaz, que se infectou em Macapá e lá mesmo faleceu?, contou o prefeito Professor Amanajás.

Como método de combate à pandemia no município, que apresentou uma taxa de aproximadamente 500 casos de pessoas infectadas e dois óbitos em decorrência da doença, o prefeito contou que destinou recursos do governo federal para a compra de Equipamentos de Proteção Individual, medicamentos, testes rápidos e combustível exclusivamente para carros preparados para atender pessoas com sintomas da doença.

Na sexta-feira (31), a comitiva deu prosseguimento às atividades do cronograma, visitando o município de Itaubal do Piririm, que apresentou uma taxa de aproximadamente 200 casos de pessoas infectadas e nenhum óbito em decorrência da doença.

Para a entrada na cidade, os veículos passam por uma barreira sanitária para higienização. E, conforme o prefeito Serafim Filho ?atualmente não há nenhuma pessoa internada, mas já temos disponíveis para a população da zona urbana e ribeirinha três mil testes rápidos e medicamentos profiláticos, que serão realizados em profissionais da saúde, comerciantes e professores como forma de conter o contágio?.

?Ficamos muito satisfeitos com o que vimos aqui nos municípios. O controle da pandemia sendo realizado e quase nenhum óbito pela doença. Só temos a agradecer aos prefeitos por cuidarem bem da população, fico mais feliz ainda porque Itaubal é um dos únicos, senão o único, município brasileiro que não apresentou nenhum óbito?, comemorou o presidente da Comissão, deputado Max da AABB.

Fotos: Reprodução TV Assembleia

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS