01/09/2020 - 19:17:44

Assembleia Legislativa institui o dia estadual das comunidades portuguesas no Amapá

25

Por iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Kaká Barbosa (PL), os parlamentares aprovaram na sessão virtual desta terça-feira (1º/9/2020), o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Portugal, de Camões, das comunidades portuguesas, a ser comemorado no dia 10 de junho.

A data será incluída no calendário cultural do Estado do Amapá, com o objetivo de não deixar que a sociedade esqueça o elemento fundamental da formação nacional brasileira: a herança portuguesa.

O dia 10 de junho é feriado em Portugal, onde a data é comemorada como tributo à data de falecimento de Luiz Vaz de Camões, em 1580, como forma de relembrar os feitos passados do povo lusitano e também homenagear os milhões de portugueses que vivem fora de seu país.

"A colônia portuguesa no Amapá, cultiva sua cultura, num processo permanente de interação com a cultura amapaense. Por essas razões, entendemos como justa que em nosso calendário oficial conste uma data na qual possamos homenagear o País que faz parte de nossas origens, que, ao longo dos anos, estabeleceu e manteve relações de cordialidade, cooperação e respeito mútuo com o Brasil", justifica o autor do projeto, deputado Kaká Barbosa.

A votação foi acompanhada no plenário deputado Dalto Martins pela diretoria da Associação da Comunidade Luso-Brasileira no Amapá (ACLBA). ?Recebemos a aprovação desse projeto com muita alegria e com muita expectativa quanto o fortalecimento do relacionamento Brasil-Portugal?, destacou o presidente da associação no Amapá, Américo Diniz.

De acordo o presidente da associação, fundada em junho de 2018, cerca de 300 portugueses natos e descendentes de portugueses estão radicados no Amapá, tendo a principal atividade econômica o comércio de modo geral.

"A comunidade portuguesa no Amapá não é grande a exemplo de outros estados Brasileiro, contudo é uma comunidade importante, por contribuir com o crescimento econômico do Amapá", frisou a vice-cônsul de Portugal em Belém (PA), Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, destacando a importância da iniciativa do deputado Kaká Barbosa. "Certamente vai fortalecer os laços entre os dois países (Brasil-Portugal). Esperamos que possa haver uma troca de conhecimento entre o Amapá e Portugal".

Para o português nato, José Maria Esteves, esse momento vem fortalecer ainda mais os laços dos filhos de português nascidos no Estado com o país de origem dos seus pais, Portugal. Visão compartilhada com o diretor de eventos da associação, Antônio Maria Brito.

"Essa data vem fortalecer ainda a presença dos português no Amapá, destacando os nossos antepassados que aqui chegaram e adotaram o Estado do Amapá", frisou.

Américo Diniz, destaca que o vice-consulado de Portugal em Belém (Pará), é a representação Consular de Portugal no Brasil com jurisdição nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima e, informa, que uma das conquistas da associação já é a expedição de alguns documentos no Amapá, como: Passaporte Português e carteira de identidade. "Antes era necessário deslocar-se até Belém, hoje já estamos realizando esse trabalho no Estado", comunica Américo Diniz.

Foto: Kitt Nascimento

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS