Por Emerson Renon
17/06/2021 - 19:18:49 - atualizado em 21/06/2021 às 16:01:06

Laranjal do Jari acena para o controle da doença, reduz o número de ocupação de leitos e avança na imunização da população

WhatsApp Image 2021-06-17 at 19.09.28

O prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão (Democratas) apontou aos parlamentares da Comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa a ação coletiva da gestão para mensurar os avanços conquistados pelo município no combate à pandemia. O esforço coletivo colocou a principal cidade do Vale do Jari, no Sul do Amapá, entre as que possuem os melhores índices de vacinados, menores percentuais de transmissão da doença, leitos desocupados e praticamente quase 100% dos grupos prioritários vacinados.

Outro fator apontado como preponderante para reduzir a disseminação do vírus  foi o protocolo adotado pela equipe técnica do governo, mesmo que infectologistas digam que não exista eficácia comprovada em relação a alguns medicamentos no tratamento da Covid-19, o prefeito sustenta que a medida dos médicos do estado teve impacto direto no número de casos na região e consequentemente ajudou a evitar uma superlotação nos hospital e upas, e fez com que que os leitos fossem ocupados por pacientes com os sintomas mais graves da doença.

O diagnóstico apresentado pelo chefe do Executivo municipal nesta quinta-feira (17/6/2021), no Gabinete da prefeitura, é bem diferente em relação a primeira inspeção feita pelos parlamentares na região, em outubro do ano passado. Márcio Serrão garantiu que a diferença no quadro está associada ao fato dos gestores terem um maior conhecimento sobre o potencial do vírus.

"No início foi tudo mais difícil. Não tínhamos informação sobre a doença. Não é fácil lhe dá com uma situação onde não sabemos como agir para conter uma doença desconhecida. Hoje, ainda não podemos afirmar que temos todo o domínio sobre o vírus, existem as mutações, mas podemos dizer que estamos mais bem preparados para o enfrentamento da pandemia", assegurou.

O encontro com duração de quase duas horas, foi coordenado, a pedido do presidente da Comissão da Covid-19, deputado Max da AABB (SD), por uma das representantes do Vale do Jari no parlamento estadual, a deputada Alliny Serrão (Democratas). Foi ela a primeira a ressaltar que o sistema de saúde do município não estava preparado para receber essa demanda, mas que com o esforço de todos a cidade tem conseguido superar todas as dificuldades no combate à Covid-19.
WhatsApp Image 2021-06-17 at 19.09.28 (1)
Por outro lado, a parlamentar criticou a forma como alguns profissionais de imprensa têm atuado no enfrentamento do coronavírus. "Alguns acabam passando informações sem qualquer fundamento que só atrapalham o andamento das ações no combate à Covid-19. Se perde tempo para desconstruir as fake news e isso impacta no trabalho na luta contra o vírus", ponderou Alliny Serrão.

Quanto a participação do Legislativo no enfrentamento à pandemia, a legisladora parabenizou a forma como o Parlamento Estadual tem atuado. "O presidente Kaká Barbosa (PL) sempre esteve presente e atencioso as demandas de cada legislador e isso associado a união de todos os deputados tem ajudado o governo a manter os trabalhos, mesmo tendo uma comissão que acompanha e fiscaliza diariamente os passos do governo no combate à pandemia", destacou a parlamentar.

O reconhecimento de todos pela maneira como os poderes e a bancada federal participam no combate ao coronavírus, também foi motivo de elogios por todos os integrantes da Comissão da Covid-19 e da equipe técnica do município, comandada pelo prefeito Márcio Serrão, com destaque para atuação do ex-presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP).

"Tivemos um presidente do Senado Federal no momento crucial e essa articulação do senador Davi com a participação dos demais parlamentares da bancada federal, foi fundamental para que o estado tivesse condições de receber apoio do governo federal o que possibilitou condições para o enfrentamento da pandemia", resumiu o prefeito.

O presidente da comissão, deputado Max da AABB (SD), reconheceu o esforço do prefeito que além de ter que trabalhar para estruturar o sistema de saúde para atender os pacientes de Covid-19, enfrentou dois outros sérios problemas: as condições de conservação da estrada e a elevação do Rio Jari, que acabou desabrigado milhares de pessoas.

"Deixamos o encontro satisfeito com tudo o que nos foi repassado. Laranjal do Jari caminha firme para o controle do vírus. Hoje, apenas três pessoas estão internadas e graças à Deus, nenhuma em estado grave. Além disso, tem conseguido avançar no calendário de vacinas e isso além de garantir maior segurança aos moradores, também abre oportunidades para a retomada da economia o que é muito bom para a manutenção de empregos e abertura de postos de trabalho", explanou Max da AABB.

Estiveram presentes a vice-presidente da Comissão da Covid-19, deputada Edna Auzier (PSD), os deputados Jory Oeiras (DC), Paulinho Ramos (PL),  Jack JK (Cidadania), o vice-prefeito Irmão Tadeu (PP), o secretário de  Saúde de Laranjal do Jari, Teddy Maciel, e o superintendente da Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

Fotos: Emerson Renon

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS