Por Cássia Lima Ascom Gab. Dep. Paulinho Ramos
30/09/2021 - 15:30:22 - atualizado em 30/09/2021 às 15:30:40

Deputado Estadual Paulinho Ramos defende valorização e fomento ao esporte eletrônico no Amapá

WhatsApp Image 2021-09-30 at 15.22.27 (1)

Valorizar a prática do esporte eletrônico no Amapá é uma das bandeiras do deputado estadual Paulinho Ramos. Na sessão da última quarta-feira, 29, o parlamentar levou a diretoria da Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (FEAPEE) à tribuna da Assembleia Legislativa do Amapá. O momento consolidou uma parceria de apoio do parlamentar em busca de mais espaço da modalidade no Amapá.

Um dos pedidos da diretoria da entidade é a inclusão do esporte eletrônico nos Jogos Escolares, fomento institucional da modalidade e reconhecimento da entidade como utilidade pública, além de apoio aos projetos da Federação.

"Nós estamos criando projetos que contemplem alguns dos anseios da Federação. Seguimos em tratativas com a Federação para regulamentar a prática do esporte eletrônico que, além de tirar jovens das ruas, colabora com a tecnologia, educação, economia e profissionalização de crianças, adolescentes e adultos gamers", destaca o deputado Paulinho Ramos.

De acordo com a plataforma gamer Weezoo, em 2021, foram mais de 253 mil acessos diários aos jogos, sendo o Free Fire o responsável por quase 186 mil acessos de amapaenses. Isso significa que 32% da população do Amapá acessou algum tipo de jogo diariamente. Pode-se, inclusive, comparar a popularidade do jogo com a do futebol convencional.

O Amapá possui atualmente 387 times de Free Fire mapeados. Desses, 32 já estão federados e cerca de 28 mil atletas são atuantes no mercado competitivo. Desse total, pelos menos 750 são associados à Federação.

Para o presidente da FEAPEE, valorizar o esporte é muito mais que ter espaço no mercado, é incentivar os jogadores aos estudos, a praticas educacionais legais e de alta rentabilidade, já que, no mercado nacional, um gamer profissional pode ganhar mais de R$ 15 mil mensais.


"Buscamos o reconhecimento e a valorização da modalidade. Temos projetos de incentivo ao esporte junto com atendimento psicológico, atividade física e educacional. Não queremos apenas que mais pessoas venham jogar, mas que também se profissionalizem. Agradeço ao deputado Paulinho Ramos pela oportunidade e aos demais parlamentares por também demostrarem interesse na nossa pauta", frisou o presidente da FEAPEE, Ícaro Maciel.

FEAPEE

A Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (FEAPEE) foi fundada em Macapá no dia 20 de maio de 2020. Ela é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, de caráter desportivo, assistencial e promocional, dirigente do esporte eletrônico no estado do Amapá.

As atividades da Federação caracterizam-se por seu cunho desportivo, assistencial e promocional, sem qualquer caráter político-partidário, religioso, sindicalista, cooperativista, comercial, de fundações públicas ou criadas por órgão público.

A estrutura da FEAPEE é formada pelo presidente, Ícaro Maciel; o vice-presidente financeiro, Francinato Silva; o gerente de marketing, Daniel Oliveira; o coordenador de eventos, Hian Lima; a diretora administrativa, Camila Vieira; o diretor geral, Nicolas Danilo; a presidente do clube, Evelin Almeida; e o vice-presidente de tecnologia, Nikson Costa.

Fotos: Gerson Barbosa/Kitt Nascimento

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS