Por Elisa Paula
09/10/2021 - 18:50:23 - atualizado em 09/10/2021 às 18:52:59

Amapá terá novas alternativas de desenvolvimento rural

IMG-20211009-WA0029

Por O deputado estadual Jesus Pontes (PTC) visitou a fazenda Konagano, localizada no município de Tomé Açu, de propriedade do senhor Michinori, que aderiu o sistema agroflorestal (SAF's), de cacau, banana, pimenta do reino, cupuaçu e açaí.

A visita in loco à fazenda teve como objetivo conhecer às práticas de cultivo e comercialização desenvolvida na fazenda para servir de modelo para o Estado do Amapá. O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR), Janer Gasel e os técnicos Haroldo, Hermínio e Marcelo Carin compuseram a comitiva.

Segundo o deputado Jesus Pontes (PTC), "será um desafio gigantesco, pois é preciso ter uma mentalidade a longo prazo, levaremos aos agricultores novas alternativas, como o sistema SAF's para o desenvolvimento rural do nosso Amapá. As políticas públicas e experiências dentro do setor produtivo serão essenciais para mudar a realidade das famílias", afirmou.

Segundo, Michinori, há 61 anos trabalha com produção rural, e hoje, leva assistência para outros estados do Brasil e diversos países, "é preciso fomentar e transferir tecnologias para os produtores, pois com o desenvolvimento virá a geração de emprego e renda."enfatizou.

O produtor rural Michinori, já foi convidado para vir ao Amapá para desenvolver um projeto espelho, que servirá de modelo a ser replicado para os agricultores. Há anos, o sistema (SAF's) é posto em prática na fazenda, com 230 hectares de produção, possuí 50 funcionários para suprir as demandas da fazenda.

Fotos: Elisa Paula

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS